Na verdade, Kassio Nunes participou de um curso de cinco dias na instituição espanhola e não de uma pós-graduação
O desembargador Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou informações incorretas em seu currículo acadêmico. No documento, consta que Marques fez um curso de pós-graduação pela Universidad de La Coruña, na Espanha, porém, a instituição afirma que não oferece o curso "Contratación Pública" de pós-graduação e que o desembargador participou apenas de um curso de 5 dias, como visitante, no ano de 2014.
Em sua defesa, Marques relatou ao senador Randolfe Rodrigues que realmente não fez o curso de pós-graduação, mas tentou disfarçar o erro alegando que o problema em seu currículo foi um erro de tradução, já que a especialização colocada é um "postgrado". Segundo Kassio Nunes, este seria um curso sem ligação com a pós-graduação dos costumes brasileiros. "No entender dele é uma compreensão que não é correta, de ser pós-graduação. O que ele disse e está realmente no currículo dele é que ele fez um 'postgrado', em espanhol. É um curso que não é pós-graduação, na argumentação dele", disse o senador.
No entanto, nas formatações definidas pelo Brasil e pelos outros países, o "postgrado" se trata de uma pós-graduação por se tratar de um grau de "mestre" na formação universitária, segundo o dicionário de Cambrige. O curso tem a duração de um ou dois anos depois de ser feita a graduação. Ao ser procurada pelo Estadão, a Universid de La Coruña informou que não existiu o curso citado, ainda utilizando o termo "postgrado" em e-mail.
“Informamos de que a Universidade da Coruña non impartíu ningún curso de postgrado coa denominación de Postgrado en Contratación Pública (Informamos que a Universidade da Coruña não ministrou nenhum curso de pós-graduação com o nome de Pós-Graduação em Contratos Públicos)”.
Além deste curso, o currículo de Marques também possui outros dois cursos também de pós-graduação realizados na Universidade de Salamanca, na Espanha. Um de doutorado em Direito, com especialização em Administração, Fazendo e Justiça, o outro se trata de um pós-doutorado em Direitos Humanos. As informações sobre os cursos estão disponíveis no site da instituição e é possível encontrar o doutorado do desembargador. Mas, a informação é de que a tese foi defendida no dia 25 de setembro deste ano e o pós-doutorado não está presente no site da universidade.
Comments