A plataforma acionou diversos meios de proteger adolescentes de comportamentos suspeitos
Por: Thamires Melo
Na última terça-feira (16) o Instagram divulgou atualizações na plataforma que preveem a segurança de menores que a utilizam. Os novos recursos são acompanhados também de novas políticas de segurança para adolescentes, que passam a valer para todo o mundo nas próximas semanas.
Nessa atualização o principal recurso é impedir que adultos enviem mensagens privadas a adolescentes que não os seguem de volta. Caso o usuário tente realizar tal ação o mesmo recebe uma notificação de que o recurso não está disponível.
As informações dadas pelo usuário durante o cadastro, somadas a uma inteligência artificial a fim de confirmar esses dados, a “machine learning”, serão utilizadas para a proteção dos menores.
Além disso, o Instagram também sugere que os perfis de adolescentes entre 13 e 18 anos permaneçam privados. Caso o menor opte pelo contrário, o app apresentará os benefícios de ter uma conta privada. Dentro das políticas da rede social apenas pessoas com 13 anos ou mais podem criar uma conta na plataforma.
Outra maneira de gerar segurança a esses usuários será utilizada pela plataforma que promete rastrear comportamentos suspeitos vindo de perfis que buscam constantemente ou enviam muitas mensagens diretas a contas de adolescentes. Avisos de segurança serão exibidos caso menores interajam com esse tipo de perfil. Além disso, opções para restringir, reportar ou bloquear aparecerão na tela de “Mensagem Direta”, ou chat, do menor com o adulto.
A maior intenção da rede social é dificultar o contato orgânico entre adultos e adolescentes. Para isso, o Instagram promete ainda não sugerir contas de menores de idade a adultos que não possuam seguidores em comum com eles.
As novas medidas de segurança preveem uma maior proteção a menores de idade dentro do app, com a intenção de evitar casos de assédio e alienação de adolescentes.
Comments