Inscrições para Prouni vão até sexta-feira (17)
- Femme News
- 15 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Entre bolsas integrais e parciais, programa soma quase 170 mil vagas
Por: Clara Maria Lino

O processo seletivo do PROUNI (Programa Universidade para Todos) que disponibiliza vagas com bolsas parciais ou integrais de estudo em universidades privadas estão com as inscrições abertas para 2ª chamada somente até esta sexta-feira (17).
De acordo com o MEC, são 167.780 bolsas integrais ou parciais ofertadas, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais. As oportunidades de bolsa parcial são aquelas em que o estudante custeia metade do curso.
Ao todo, 1.061 instituições privadas participam deste processo. Os estudantes que possuem renda familiar de até 1,2 salário mínimo por pessoa tem direito às bolsas integrais. Já aqueles que possuem renda de até três salários por pessoa ficam com as oportunidades parciais.
Para se inscrever é necessário acessar o portal do PROUNI através do MEC (Ministério da Educação), ter uma conta no portal de serviços do Governo Federal e buscar as bolsas e cursos oferecidos. As escolhas são filtradas de acordo com município, área de estudo e instituição.
Ainda segundo o MEC, os requisitos para o estudante ingressar nos cursos através do PROUNI são: ter conseguido nota igual ou superior a 450 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter diploma de ensino superior.
A divulgação dos resultados da primeira lista do 2º semestre ocorrem no dia 21 de julho de 2020. A checagem dos documentos da 1ª chamada ocorrem no próximo dia 28 e a 2ª chamada será em 4 de agosto de 2020.
Para os 5.783.357 estudantes que estão inscritos e pretendem fazer o ENEM 2020 ele será realizado no início de 2021. Devido à pandemia do Novo Coronavírus que já matou mais de 74 mil pessoas, o concurso que aconteceria em novembro deste ano foi adiado para o ano que vem.
As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. A versão digital está agendada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação das provas serão nos dias 24 e 25 de fevereiro já os resultados acontecem a partir de 29 de março de 2021.
"Entendemos que essa decisão (da escolha da data) não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Sabemos que não é. Então, buscamos uma solução técnica, tentando ver a data que melhor se adequa a todos", afirmou o secretário executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel.
Para Vogel, a definição das datas foi construída após diálogo entre as secretarias estaduais de educação, instituições privadas e públicas de ensino superior e a enquete realizada entre os estudantes. A votação reuniu 1.113.350 votos e dava três opções ao aluno. O resultado da pesquisa foi divulgado no início deste mês. Maio de 2021 foi o mais votado com 553.033 (49,7%) dos votos. Em janeiro, 392.902 (35,3%) e em dezembro deste ano 167.415 (15%).
"A enquete não seria o único parâmetro para definição da data, era mais um parâmetro. Entendemos que seria muito importante ouvir os secretários estaduais de educação, representados aqui pelo Consed, como também as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Todas as informações foram levadas em consideração", disse o ministro interino.
Comentarios