Inscrições para a segunda fase do Sisu 2020 se iniciaram hoje
- Femme News
- 7 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Programa educacional utiliza de notas do exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré requisito para participar.
Por Ana Modesto

Para aqueles que não conseguiram passar no sisu 2020.1 e ainda desejam ingressar em uma universidade de ensino superior, ainda dá tempo.
Para realizar as inscrições para o segundo semestre deste ano, o aluno que fez o Enem 2019 e não tenha zerado a redação poderá se inscrever no Sisu 2.0 e concorrer à vagas para graduação em universidades federais, estaduais, municipais e institutos federais de todo país, gratuitamente.
Como realizar a inscrição?
É preciso acessar o site sisu.mec.gov.br e utilizar-se de seu número de CPF e senha. Após o login, será pedido para confirmar os dados cadastrados e a partir disso, o estudante deve escolher os dois cursos desejados, dividindo-os em primeira e segunda opção e a modalidade de concorrência (ampla, cotas ou ações afirmativas).
A primeira opção será a alternativa mais considerada e o aluno só conseguirá a segunda escolha, caso não tenha passado na primeira. As duas possibilidades podem ser alteradas até o final desta sexta-feira.
OBS: É preciso ficar de olho na nota de corte do curso almejado e a sua média, pois se houver uma discrepância muito grande, a possibilidade de não conseguir a vaga cresce.
De acordo com o edital do MEC, as datas do novo cronograma são:
Abertura das inscrições: 7 de julho
Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)
Divulgação dos resultados: 14 de julho
Abertura das matrículas: 16 de julho
Encerramento das matrículas: 21 de julho
Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)
Passei! O que eu faço?
Os aprovados deverão acessar o sistema, anotar, pegar todos os documentos exigidos e por fim realizar a matrícula até o dia de encerramento (21).
Não passei. E agora?
Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções durante o período de inscrição, poderá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, porém, desta vez só será possível a escolha de apenas um dos cursos pretendidos. A lista de espera é então enviada às universidades, que ficarão responsáveis pelas próximas chamadas.
Além disso, para quem quiser, ainda terá a oportunidade de tentar os dois outros programas governamentais também muito válidos.
Prouni:
Abertura das inscrições: 14 de julho
Encerramento das inscrições: 17 de julho
A partir dele será possível concorrer a vagas de bolsas de 50% até 100% para instituições de ensino superior privados. Para participar será preciso ter média de pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação.
Fies:
Abertura das inscrições: 21 de julho
Encerramento das inscrições: 24 de julho
O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados. Para participar será preciso ter menos 450 pontos de média e como nas anteriores, não zerar a redação.
NOVIDADE!
Pela primeira vez, haverá vagas em cursos a distância (EAD) gratuitos. A novidade foi anunciada para o SiSU 2020/2.
Fontes: G1
Guia do Estudante
Vestibular Brasil Escola
Commentaires