Humanidade poderá passar por pandemias piores caso destruição dos ecossistemas continuarem
- Femme News
- 30 de abr. de 2020
- 1 min de leitura

Em um grande estudo sobre "saúde planetária", um grupo de cientistas e professores deram o segundo relato: “Há uma única espécie responsável pela pandemia de Covid-19: nós. E, se a destruição da natureza não tiver um fim, é provável que doenças ainda mais mortais e destrutivas atinjam a humanidade no futuro, de forma mais rápida e frequente." Entretanto, os autores do texto afirmam que nem tudo está perdido. “Temos uma pequena janela de oportunidade, para superar os desafios da crise atual, para evitar semear as sementes das futuras”.
Um dos grandes fatores para a propagação mais acelerada, além do desmatado, agricultura intensiva e desenvolvimento da infraestrutura, é a urbanização e a facilidade de grandes viagens de avião, que permite doenças chegarem em vários países de forma rápida. No texto ainda afirmam que o investimento em saúde é fundamental. "É um investimento vital no interesse de todos para evitar futuros surtos globais".
O texto é assinado pelos professores Josef Settele, Sandra Díaz e Eduardo Brondizio, que lideraram o estudo sobre a “saúde planetária” mais abrangente já feito, publicado em 2019 pela Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas (IPBES).
コメント