As chamas foram controladas e os pacientes foram transferidos para outras unidades do Rio e locais próximos
Na manhã desta terça-feira (27), um incêndio atingiu o Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso, da Zona Norte do Rio. O fogo se iniciou por volta das 9h40 no subsolo do Prédio 1 e espalhou pela ala do almoxarifado. Foi necessário que cinco quartéis disponibilizassem seus bombeiros para o controle da situação, até o momento houve uma morte, de uma mulher de 42 anos que estava internada e entubada com Covid-19. A vítima morreu dentro da ambulância durante sua transferência para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, também na Zona Norte.
De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Lauro Botto, a causa do incêndio ainda não foi descoberta e todo o Prédio 1 foi tomado pelas chamas e a fumaça. "Conseguimos evacuar os pacientes antes que o fogo e a fumaça chegassem à enfermaria", afirmou Lauro Botto. Segundo informações da TV Globo, os bombeiros priorizaram fazer o resfriamento da ala para que nenhum cilindro de oxigênio explodisse, assim poderiam impedir que as chamas continuassem avançando para outras alas.
Os pacientes precisaram ser transferidos para outras áreas do hospital. Quase 200 pacientes conseguiram a transferências, enquanto outros precisaram esperar pelo atendimento debaixo de uma árvore no pátio interno do complexo. Devido ao grande número de pacientes, foi preciso que alguns também fossem levados em maca e colchões para o local ao lado, a borracharia Rio Paiva Pneus. Parte dos pacientes estavam passando por tratamento e outros estavam entubados, incluindo aqueles infectados com Covid-19. Outros 30 pacientes conseguiram transferência para outras unidades da rede pública, como o Souza Aguiar, no Centro e o Evandro Freire, na Ilha do Governador.
"Foi descendo todo mundo, segurando os pacientes no colo. A fumaça foi começando a ficar muito preta. Eu não consegui mais entrar no prédio. Eu não sei se ficou paciente lá dentro”, disse uma médica que não quis ser identificada. Conforme dito por ela, pacientes que passaram por cirurgia de transplante na noite anterior (26) tiveram que ser retirados às pressas.
O corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas por volta das 11h30, mas ainda às 12h50 era possível ver a fumaça preta saindo das instalações, o fogo não atingiu as outras partes do hospital. O comandante-geral da corporação, Leandro Monteiro, informou que o hospital não possuía certificação do corpo de bombeiros. "O hospital sofreu duas notificações, depois o procedimento e dois autos de infração. E agora estamos em um processo de interdição. Estamos trabalhando em conjunto para que esse processo não seja finalizado. É humanamente impossível interditar um hospital com 400 leitos", alegou o comandante.
Atualmente, o Hospital Federal de Bonsucesso é a maior unidade de saúde do Rio em questão de quantidade de atendimentos, chegando a quase duas mil pessoas por dia passando pelas alas do hospital.
Comments