Jacob Blake, de acordo com testemunhas, estava apenas separando uma briga entre duas mulheres antes dos disparos. O crime gerou diversas manifestações contra a ação policial e o racismo na cidade de Kenosha
Por Carolina Gandra
Um homem negro chamado Jacob Blake, 29, foi baleado diversas vezes por policiais na tarde do último domingo (23) na cidade de Kenosha, em Wisconsin, no centro-oeste dos Estados Unidos. A vítima foi socorrida em estado grave e permanece viva até o momento dessa reportagem. Testemunhas relataram que Jacob Blake estava separando uma briga entre duas mulheres, mas autoridades policiais do estado ainda não divulgaram o motivo dos disparos.
O caso, que aconteceu por volta das 17h (horário local), foi gravado e publicado nas redes sociais. No vídeo, Jacob Blake caminha devagar até o carro com os policiais o seguindo e apontando as armas e, quando Blake abre a porta do carro, um dos policiais o segura pela camisa e atira ao menos sete vezes nas costas do homem, que para de se mover. A mulher que estava ao lado, que ainda não foi identificada, se desespera e grita.
O advogado da família Benjamim Crump, em entrevista à CNN, declara que os três filhos da vítima estavam dentro do carro e viram o pai ser baleado várias vezes. "Eles viram o policial atirar contra o próprio pai. Ficarão traumatizados para sempre. Não podemos deixar que os polícias violem o seu dever de nos protegerem. Os nossos filhos merecem melhor", afirma.
O ativista e autor Talbert Swan desabafou no Twitter: “.@KenoshaPolice atirou em um desarmado #JacobBlake nas costas várias vezes na frente de seus filhos, embora testemunhas lhes dissessem que ele estava tentando acabar com uma briga. Quanto tempo [vai durar] essa loucura?”, em tradução livre. A seguir, o vídeo do crime com cenas fortes, não recomendado para todos os públicos:
O crime gerou protestos na cidade de Kenosha. Ontem à noite, os cidadãos andaram pela cidade com os cartazes escritos “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam). Além disso, carros policiais foram incendiados e o departamento de polícia do estado foi cercado pela população. O prefeito John Antaramian acionou as tropas de choque e colocou um toque de recolher.
A ação policial contra civis negros gera revolta nos cidadãos de todo o mundo. Em 25 de maio, Geogle Floyd foi morto sufocado pelo policial branco Derek Chauvin, na cidade de Minneapolis, em Minnesota, nos Estados Unidos. O caso foi o estopim para diversas manifestações no país e no mundo.
Comments