top of page
Foto do escritorFemme News

Homem negro é baleado diversas vezes em frente aos filhos por policiais brancos nos EUA

Jacob Blake, de acordo com testemunhas, estava apenas separando uma briga entre duas mulheres antes dos disparos. O crime gerou diversas manifestações contra a ação policial e o racismo na cidade de Kenosha


Por Carolina Gandra

Jacob Blake e seus filhos. Foto: Reprodução/Twitter

Um homem negro chamado Jacob Blake, 29, foi baleado diversas vezes por policiais na tarde do último domingo (23) na cidade de Kenosha, em Wisconsin, no centro-oeste dos Estados Unidos. A vítima foi socorrida em estado grave e permanece viva até o momento dessa reportagem. Testemunhas relataram que Jacob Blake estava separando uma briga entre duas mulheres, mas autoridades policiais do estado ainda não divulgaram o motivo dos disparos.


O caso, que aconteceu por volta das 17h (horário local), foi gravado e publicado nas redes sociais. No vídeo, Jacob Blake caminha devagar até o carro com os policiais o seguindo e apontando as armas e, quando Blake abre a porta do carro, um dos policiais o segura pela camisa e atira ao menos sete vezes nas costas do homem, que para de se mover. A mulher que estava ao lado, que ainda não foi identificada, se desespera e grita.


O advogado da família Benjamim Crump, em entrevista à CNN, declara que os três filhos da vítima estavam dentro do carro e viram o pai ser baleado várias vezes. "Eles viram o policial atirar contra o próprio pai. Ficarão traumatizados para sempre. Não podemos deixar que os polícias violem o seu dever de nos protegerem. Os nossos filhos merecem melhor", afirma.


O ativista e autor Talbert Swan desabafou no Twitter: “.@KenoshaPolice atirou em um desarmado #JacobBlake nas costas várias vezes na frente de seus filhos, embora testemunhas lhes dissessem que ele estava tentando acabar com uma briga. Quanto tempo [vai durar] essa loucura?”, em tradução livre. A seguir, o vídeo do crime com cenas fortes, não recomendado para todos os públicos:


O crime gerou protestos na cidade de Kenosha. Ontem à noite, os cidadãos andaram pela cidade com os cartazes escritos “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam). Além disso, carros policiais foram incendiados e o departamento de polícia do estado foi cercado pela população. O prefeito John Antaramian acionou as tropas de choque e colocou um toque de recolher.


Manifestação na cidade de Kenosha, em Wisconsins, após homem negro ser alvejado por policiais. Foto: Reuters

A ação policial contra civis negros gera revolta nos cidadãos de todo o mundo. Em 25 de maio, Geogle Floyd foi morto sufocado pelo policial branco Derek Chauvin, na cidade de Minneapolis, em Minnesota, nos Estados Unidos. O caso foi o estopim para diversas manifestações no país e no mundo.




Comments


bottom of page