top of page
Foto do escritorFemme News

Hoje se comemora o dia do Folclore

Mostra a miscigenação da cultura popular brasileira e sua imensa diversificação neste gigantesco território geográfico


Por Andrea dos Santos

Imagem: Design Liziane Rodrigues

Hoje se comemora o dia do Folclore, essa data foi criada com o propósito de despertar a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. No dicionário, o significado é conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; cultura popular, costumes tradicionais.


O folclore brasileiro mostra a miscigenação da nossa cultura popular e sua imensa diversificação neste gigantesco território geográfico, temos um folclore muito rico. Além das histórias, costumes e lendas de personagens criados a partir da cultura popular de uma determinada região, o folclore brasileiro também é composto por festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes que eram transmitidos oralmente entre as diferentes gerações.


Saci, Boitatá, Cuca, Curupira, a lenda do Guaraná, entre outros, são alguns dos personagens do folclore do brasileiro. A importância de ensinarmos para as crianças os seus significados, que vão além de dança de roda e comidas típicas, despertando nelas o interesse sobre a história, sua diversidade e riqueza cultural de cada região do país.


Segundo Brasil escola, na década de 1940, a Unesco, entidade vinculada à ONU, recomendou o estudo e preservação do folclore nacional, e isso teve grande influência no Brasil, resultando na criação da Comissão Nacional de Folclore, em 1947. O crescimento do estudo do folclore levou à organização do I Congresso Brasileiro de Folclore, no Rio de Janeiro, em 1951. O folclore brasileiro é fruto da união dos aspectos das culturas indígena, africana e europeia.

Comentários


bottom of page