top of page
Foto do escritorFemme News

Grécia abandona refugiados em alto mar

Segundo o jornal norte-americano, The New York Times, o país expulsou cerca de 1072 imigrantes e os deixou em botes infláveis


Por Lua Silva

Reprodução/ ilsussidiario.net

Na última sexta-feira,14, foi divulgado pelo The New York Times a informação de que a Grécia está desde de março expulsando imigrantes turcos, e os abandonando na fronteira em botes infláveis no mar, muitas das vezes lotados. Cerca de 1072 pessoas teriam sido devolvidas em 31 operações de expulsão.


O jornal tomou conhecimento da informação após denúncias enviadas ao veículo por três entidades, pesquisadores acadêmicos e a guarda costeira da turquia, que foram comprovadas com vídeos e fotos. O Times também realizou entrevistas com 5 refugiados que foram abandonados à deriva pela Grécia.


Uma delas é uma mulher síria chamada Najma al-Khatib, de 50 anos. Najma e outras pessoas, incluindo crianças, foram levadas no dia 26 de julho até a fronteira marítima por oficiais do centro de detenção na Ilha de Rodes, todos os oficiais estavam mascarados. Lá, as 23 pessoas foram deixadas em alto mar. Os refugiados foram resgatados pela guarda costeira da turquia, a mulher afirma que fugiu da síria por medo de bombardeio, mas desejou morrer por uma bomba quando se viu a deriva.


A Grécia é a maior porta de entrada de refugiados para europa desde de 2015, às autoridades negaram que esteja abandonando pessoas no mar. As expulsões se tratam de uma tentativa do governo do país de conter a migração marítima utilizando as próprias forças, afirma o jornal. Conforme o acordo de direito internacional, as expulsões são ilegais.


Comentarios


bottom of page