A foto foi publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e apagada horas depois
Na manhã desta quarta-feira (28), a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República publicou uma foto de um homem armado em sua conta no Twitter para fazer uma homenagem ao Dia do Agricultor.
Após diversas críticas, a publicação foi excluída do Twitter e do Facebook durante a tarde.
Um dos usuários do Twitter apontou a origem da fotografia, retirada do banco de imagens pago do iStock. Neste site, a foto tem a seguinte descrição: "Silhueta de caçador carregando espingarda no ombro e observando".
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) afirmou nas redes sociais que "repudia totalmente essa postagem feita nas redes oficiais do governo e, enquanto representante dos agricultores e agricultoras familiares, expressa a sua indignação".
Em nota, o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) afirmou que a manifestação "é uma demonstração indigna de quem tomou o lado do escravagista, do jagunço, do capitão do mato, do grileiro e do desmatador, que ignora a realidade de um país que ainda não se reconciliou com seu passado, marcado pela destinação da terra a endinheirados, marginalizando a população".
"É, sobretudo, um escárnio para com as muitas famílias e vítimas da violência no campo, como as do massacre de Eldorado dos Carajás, que completou 25 anos recentemente", disse o sindicato.
O Palácio do Planalto e o Ministério da Agricultura não se pronunciaram até o momento.
Comments