Governo afirma que 20 mil vacinas chinesas já chegaram ao Brasil
- Femme News
- 20 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Vacina essa que já será aplicada a partir desta terça-feira (21) em profissionais voluntários da saúde
Por Ana Modesto

Nesta segunda-feira (20), doses da vacina produzidas pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, já chegaram ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, provindos da Alemanha(Frankfurt), dois dias antes do previsto. Os profissionais do Hospital das Clínicas(HC) de São Paulo serão os primeiros a receberem, aproximadamente 890 funcionários. No entanto, 9 mil voluntários devem contribuir participando desta fase de testes dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal.
Estima-se que a todas as fase de testes - 3 ao todo - termine em até 90 dias e antes das 3 fases de testes em humanos, há ainda uma pré-clínica, com testes em animais. O instituto Butantan, é um dos parceiro dos testes, desde 11 de junho, se pronuncia dizendo:
“Os pesquisadores do Hospital das Clínicas vão analisar os voluntários em consultas marcadas a cada duas semanas. A estimativa é concluir todo o estudo da fase três de testes da Coronavac em até 90 dias”, afirmou o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.
Os funcionários que tomarem a primeira dose deverão receber a segunda 14 dias após a primeira aplicação. Este é um tema do qual tanto o governador João Dória como o Presidente Dilma Covas do Instituto Butantan se mostram confiantes. O primeiro, afirma que se confirmado sua eficiência, ou seja, ela precisa ser capaz de criar anticorpos contra a Covid-19, sua distribuição no SUS será aprovada já em junho do ano que vem. E o segundo afirma acreditar em seu sucesso para a população brasileira, depois de uma adaptação, na qual a sua capacidade produtiva pode chegar até a 100 milhões de doses, e caso a vacina seja funcional, o brasil receberá 60 milhões para distribuição, através da fala:
"Se esse estudo for concluído até o final deste ano e é uma expectativa real, nós podemos ter essa vacina disponível para a população brasileira no início do próximo ano. Quando falo disponível eu digo que com o nosso acordo com a Sinovac nós temos 120 milhões de doses vacinais, o que seria suficiente para vacinar 60 milhões de brasileiros"
Apenas profissionais de saúde atuantes diretos no combate à Covid-19, que ainda não tenham sidos contaminados anteriormente, mulheres que não estejam grávidas ou desejem estar e também aqueles quais morem perto dos centro de pesquisa do projeto poderão participar da última fase de testes.
A vacina de Oxford foi a primeira a receber autorização para testes da Anvisa, que será testada pela Universidade de São Paulo.
Cada centro de pesquisa se responsabilizará pelas informações coletadas dos voluntários, que serão seguras, e as inscrições e triagens iniciais devem ocorrer pela internet.
Comments