top of page
Foto do escritorFemme News

Google lança projeto que pagará sites por curadoria de notícias

Com 20 veículos brasileiros e um investimento de US$ 1 bilhão, a empresa aposta no jornalismo com parcerias remuneradas


Foto: Lu Liang/Imaginechina via ZUMA Press/dpa/Meedia

Nesta quinta-feira (01), o Google estreou no Brasil e na Alemanha a nova ferramenta chamada Google News Showcase – ou, no Brasil, Destaques – que repaginou a forma de leitura de notícias, através de painéis. Sendo assim, conta com veículos de comunicação para fornecer as notícias diárias e que serão remunerados. O projeto foi anunciado no blog oficial da empresa.


A ação será um espaço que reunirá as principais manchetes do jornalismo escolhidas e editadas pelos próprios veículos participantes. Segundo a empresa, o projeto tem como objetivo oferecer mais informações sobre os assuntos que importam aos leitores e proporcionar uma relação mais próxima dos veículos com seus respectivos públicos.


“É um novo programa de licenciamento de conteúdo que se soma a outros, remunerando os veículos por conteúdo jornalístico de alta qualidade, e também a outras iniciativas, como Assine com o Google, Web Stories e notícias em formato de áudio. Com ele, reforçamos nosso compromisso de longo prazo em ajudar a fortalecer o ecossistema jornalístico”, afirma o Google.


Os painéis de notícias aparecerão no feed dos leitores de forma personalizada e oferece diversos recursos para os veículos explorarem, como linha do tempo, bullets e artigos correlatos, assim como vídeos e áudios e virão mais pra frente. Os conteúdos serão organizados por relevância e o público poderá seguir suas publicações preferidas, assim sempre ficarão em evidência. Para saber mais sobre a notícia, “basta um clique para o usuário ser direcionado ao site do veículo”, disse a empresa.

Foto: Reprodução/Apple Insider

"Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google”, diz a diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes, sobre a importância dos Destaques para aproximar os veículos dos usuários do Google.


Inicialmente, os Destaques aparecem no Google Notícias para Android. Logo menos, estará disponível no Google Notícias para IOS, no Google Discover e na Busca.


Nos primeiros três meses do projeto piloto, o Google pretende investir US$ 1 bilhão em parcerias globais com veículos jornalísticos “responsáveis por criar e selecionar conteúdo de alta qualidade para o novo produto”.


Além do Brasil, a Alemanha também recebeu o projeto piloto em primeira mão hoje. Fora eles, outros quatro países serão os próximos a testarem, que são: Argentina, Austrália, Canadá e Reino Unido. A Bélgica, Índia e Holanda demonstram interesse também e estudam a possível parceria.


Então há 200 veículos de comunicação remunerados no total, sendo 20 deles do Brasil. Dentre esses nomes estão: Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, SBT News, UOL e Veja, que são de cobertura nacional, e A Gazeta, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, Gazeta do Povo, GZH, Jornal Correio (BA), Jornal do Comércio (RS), NSC Total, O Dia, O Tempo, e Portal Correio, de cobertura local ou regional.


Comentarios


bottom of page