Terremoto no Haiti, o avanço do Talibã, a virada da vacina em SP e a política no Brasil
Terremoto no Haiti
Na manhã de sábado (14), um Terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Haiti, deixando mais de 1.200 mortos, 2.800 feridos e centenas de desaparecidos. Segundo as autoridades, o terremoto destruiu 2.868 edificações e danificou 5.410, a situação é mais crítica no sul do país, onde mais de 500 pessoas morreram.
Os hospitais encontram-se em situação crítica e os danos do terremoto causaram bloqueios em estradas, prejudicando ainda mais o transporte de suprimentos para o atendimento às vítimas.
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Em nota, Henry demonstrou seus sentimentos aos parentes das vítimas, disse que já mobilizou recursos do governo para apoio às vítimas e pediu o apoio dos haitianos no combate aos impactos do desastre - "A união faz a força." Disse Henry.
O Haiti, que é considerado o país mais pobre das américas, vive uma recente crise política, econômica e humanitária, com escassez de alimentos e aumento das taxas de violência, que se agravou com o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho deste ano, e atualmente conta com um governo interino – quadro agravado agora, com a ocorrência do terremoto.
O avanço do Talibã
Em menos de 1 semana, as forças do movimento fundamentalista islâmico Talibã, avançaram sobre o território do Afeganistão tomando diversas províncias importantes do país, neste domingo (15), os insurgentes tomaram a capital Cabul e o presidente Ashraf Ghani deixou o país.
O avanço Talibã gera medo e preocupação na região, pelo risco na instauração de um novo governo extremista e à consequente possibilidade de uma nova crise migratória. Um levantamento da União Europeia divulgou na última terça-feira (10), que após seis dias de avanço dos insurgentes, cerca de 400 mil pessoas tenham deixado as próprias casas para fugir das forças rumando para o Irã ou para a capital Cabul, que infelizmente também já se encontra sob comando Talibã.
O medo da população deve-se ao histórico regime severo e autoritário, vivido até os anos 2000, com duras condições de vida à população, desrespeito aos direitos das mulheres e o recrutamento forçado de homens às forças de guerra. Muitos moradores, que trabalharam junto às forças de paz nos últimos 20 anos, sua maioria como tradutores, temem também a violência pessoal e às famílias como forma de retaliação.
Este movimento eclodiu após o inicio da retirada das tropas ocidentais do país, em decorrência do acordo assinado entre o governo do presidente Donald Trump e o Talibã, em fevereiro de 2020.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou no sábado, que enviará tropas ao Afeganistão para resgate de funcionários diplomáticos, juntas as tropas dos EUA e Reino Unido, somam 3,6 mil soldados.
Virada da vacina
A prefeitura da cidade de São Paulo atingiu neste fim de semana a marca de 99,2% dos adultos vacinados com ao menos 1 dose, impulsionado pelo evendo “Virada da Vacina Sampa”, no qual 13 pontos de drive-thru e três megapostos ficaram abertos de 19h de sábado às 7h de domingo, para a imunização de jovens de 18 a 21 anos.
Os pontos de vacinação contaram com apresentaç~eos de DJs e coletivos culturais para atrair os jovens, comemorar a chagada da vacina à faixa etária acima de 18 anos e para distrair e aliviar as longas horas de espera na fila da vacina, que conforme relatos passou de 6 horas na noite de sábado.
Silvio Santos e Zeca pagodinho com Covid
Depois da notícia do falecimento do ator Tarcício Meira, a notícia da internação do empresário e apresentador Silvio Santos assustou a audiência brasileira. Internado na tarde de sexta-feira (13), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ser diagnosticado com covid-19 - "Por conta da idade e necessidade de exames frequentes os médicos decidiram interná-lo. (...) Obrigada pelo carinho, de sempre", disse Patricia, uma das filhas do apresentador, em suas redes sociais. No mesmo dia, mais tarde, Silvio Santos (90 anos) foi liberado, e conforme informações da acessoria de imprensa, passa bem e manterá isolamento em local não revelado. Silvio foi vacinado contra a Covid-19 em março deste ano.
No sábado, foi a vez do cantor Zeca Pagodinho, internado Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona do Rio, com sintomas leves da doença, segundo a administração do hospital, “o paciente apresenta bom estado geral, com sintomas leves, sem necessidade de suporte de oxigênio”. O cantor recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19 em julho.
Quanto ao estado de saúde de Glória Menezes (86), internada há 1 semana, a atris se recupera bem e não precisa mais da ajuda de um respirador nasal. Ela continua em observação no Hospital Albert Einstein, mas sem previsão de alta.
Diante de todo este cenário, vale lembrar que nenhuma vacina é 100% eficaz, e a sua principal função é evitar as formas graves da doença, evitando internações graves, extensas e a morte.
“O pai tinha problemas renais e pulmonares... Mesmo com a vacina ele teve extremo cuidado. Minha mãe está bem graças a Deus por causa da vacina", disse em entrevista à revista Quem, Tarcísio Filho, sobre a morte do pai e o estado de saúde da mãe.
Política brasileira – prisão de Roberto Jefferson e Flor de Liz
O ex-deputado federal Roberto Jefferson, foi preso na sexta-feira(13), sendo encaminhado ao presídio 8 do Complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após mandado de prisãp emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O mandado ocorre em decorrência do inquérito da milícia digital, que investiga atos antidemocráticos.
Além da prisão, Moraes determinou também o Bloquei de conteúdos postados por Roberto Jefferson em suas redes sociais, apreensão de armas e acesso à mídias de armazenamento do ex-deputado.
Ainda na sexta-feira, a também ex-deputada federal Flordelis, foi presa acusada de arquitetar a morte do marido, o pastor Anderson do Carmo. Ano passado, ela e outras 10 pessoas foram denunciadas pelo assassinato de Anderson, na garagem da casa da família em Niterói (RJ), em junho de 2019, com 30 tiros. A sua prisão não foi decretada antes devido à sua imunidade parlamentar, a prisão ocorreu dois dias após a cassação de seu mandato por quebra de decoro.
Flor de Liz publicou um vídeo em suas redes sociais instantes antes de ser presa, negando a culpa, sua defesa alega que entrará com recurso na segunda-feira.
Comments