GIRO FN: confira os destaques da última semana
- Vanessa Albino
- 29 de mar. de 2021
- 3 min de leitura

Prefeituras do Rio e de Niterói anunciam novas medidas de combate à Covid
Na última segunda-feira (22), os prefeitos de Niterói e Rio de Janeiro, Axel Grael e Eduardo Paes, se reuniram para anunciar novas medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus. O pronunciamento contou, também, com a presença dos secretários de saúde dos municípios fluminenses, Daniel Soranz e Rodrigo Alves.
Os prefeitos decidiram adotar medidas de restrição unificadas a nível municipal, mesmo em discordância com o Governo do Estado. Paes disse, ainda, que as medidas restritivas não estão sendo tomadas com alegria e nem com prazer, mas sim por absoluta necessidade. “Ouvindo muito a ciência”, disse o prefeito.
Pandemia pode diminuir a expectativa de vida de alguns países, aponta estudo
Um estudo publicado no final do ano passado pelo período PLOS ONE analisou por meio de um modelo matemático, dados da probabilidade de infecções e mortes por covid-19 de diferentes faixas etárias dentro de um ano. Além disso, analisou outras causas de mortalidade e expectativa de vida em quatro regiões do mundo.
É esperado um declínio da expectativa de vida de vários países que possuem um alto índice. Localidades que foram mais afetadas pela doença como Nova York, nos EUA, e Bergamo, na Itália, sentirão essa perspectiva de diminuição ao longo dos anos.
Julgamento de Sérgio Moro é retomado e ex-juiz é considerado parcial no caso de Lula
Com resultados de 3 votos a 2, a Segunda Turma do Sistema Tribunal Federal (STF), declarou na última terça-feira que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do triplex do Guarujá. Com este resultado, todo o processo terá que reiniciar do zero, sendo analisado e julgado novamente.
Assessor de Bolsonaro é investigado por realizar gesto supremacista branco durante fala de Rodrigo Pacheco
Na última quarta-feira (24), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), determinou a abertura de investigação contra o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins. O caso se deve ao gesto feito por Martins durante a fala de Pacheco, em uma sessão da Casa.
O assessor que acompanhava o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, realiza ao fundo do vídeo um gesto tipicamente usado por neonazistas e grupos de extrema direita, que acreditam na supremacia branca.
Prefeitura de SP antecipa feriados para conter a COVID-19 a partir da 00h desta sexta-feira
Começou na última sexta-feira, (26), o grande feriado de dez dias na cidade de São Paulo. Assim como fez com alguns feriados do ano passado, o prefeito Bruno Covas resolveu repetir o modelo esse ano e adiantou cinco datas comemorativas de 2021 e 2022. Segundo informações da prefeitura, a medida é uma forma de conter o avanço da doença e aumentar o isolamento social dos paulistanos.
Foram adiantados os feriados de Corpus Christi (3 de junho) de 2021 e 2022, do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) de 2021 e 2022 e do Aniversário de São Paulo (25 de janeiro) de 2022.
ButanVac mostra testes pré-clínicos promissores e aguarda autorização da Anvisa
Na última sexta-feira (26) o Instituto Butantan pedirá autorização à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar ensaios clínicos de seu imunizante contra a Covid-19, totalmente nacional. O Butantan é o maior produtor de vacinas do Brasil e já fornece a Coronavac (de origem chinesa) para o país.
A nova candidata se chama ButanVac e vem sendo estudada e desenvolvida desde março de 2020. O imunizante já passou pelos testes pré-clínicos, onde são avaliadas em animais efeitos positivos e de toxicidade, agora busca a autorização para passar pelas fases 1 e 2 da vacina, testes com seres humanos, prevista para iniciar em abril.
Kit intubação em falta passam a ser distribuídos
O governo federal informou na última segunda-feira (22), que diante da falta de medicamentos para a intubação de pacientes com coronavírus, uma reunião com os representantes da indústria seria feita, para o pedido de ajuda durante uma das fases mais difíceis da pandemia.
Na terça-feira (23), o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 2,8 milhões de medicamentos do “kit intubação” em todo o território brasileiro. Os insumos estão sendo entregues e divididos por três laboratórios responsáveis, de acordo com informações das três entidades que apresentam dados de disponibilidade dos medicamentos (Conass, Conasems e pela Anvisa).
Comments