Fortaleza se tornou a área com maior mortalidade por covid-19 do Brasil
- Femme News
- 11 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
A estatística ajuda a explicar porque a capital cearense e seu entorno se tornaram a região do país com maior mortalidade pela doença
Por Andrea dos Santos

De acordo com os dados do último Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, a macrorregião de saúde de Fortaleza tem uma taxa de mortalidade de 564,9 pessoas para cada um milhão de habitantes. O segundo lugar fica no Pará, na área de saúde conhecida como Metropolitana I, que engloba Belém e outros quatro municípios.
A macrorregião da saúde de Fortaleza engloba, além da capital, os municípios de Aquiraz, Eusébio e Tabatinga. O indicador de Fortaleza supera com a maior mortalidade pela doença do novo coronavírus países como o Reino Unido (536,1 mortes por milhão de pessoa) e a Itália(539,4) que já passaram por isso quando estavam no pico da pandemia.
Fortaleza teve um alto crescimento de casos da doença ainda em março, A capital cearense é a cidade da região Nordeste que mais recebe voos internacionais e contribui para formação em cadeia dos estágios. Após o decreto da quarentena houve uma redução da circulação da doença devido ao isolamento. No início de abril, o isolamento começou a perder força e no fim deste mesmo mês a capital apresentou recordes de casos de óbitos pela doença.
Em paralelo, a capital entrava na fase mais dura do distanciamento social, um lockdown que proibia deslocamentos sem justificativa, com a instalação de barreiras sanitárias para fiscalizar a entrada e saída de carros da cidade.
Comments