top of page

Folha de S. Paulo oferece curso gratuito sobre a Ditadura Militar

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 28 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Inspirada nas Diretas Já, Folha lança campanha em defesa da democracia. Entre iniciativas está um curso online gratuito, com quatro aulas ministradas por Oscar Pilagall


Por Karina Oliveira

Imagem: Divulgação

A Folha de S. Paulo está lançando uma campanha em defesa da democracia. O projeto, que leva o nome ‘O que Foi a Ditadura’, será lançado online e gratuito no dia 28 de junho. Serão quatro aulas, com uma hora de duração cada. Ministradas pelo jornalista e escritor Oscar Pilagallo, as aulas falarão sobre a armação do golpe, a escalada autoritária, o endurecimento do regime a partir do Ato Institucional nº 5 (1968) e a retomada da democracia (1985).


O projeto ‘O que foi a Ditadura’ tem por objetivo mostrar o autoritarismo que marcou o regime militar e o quanto foi árdua a reconquista da democracia. Contar como o regime se organizava, seus atos institucionais, a presença de militares, o funcionamento do Congresso e da Justiça. Relatar os bastidores e organização da censura e propaganda, passando pela tortura, pela economia e seu legado de hiperinflação, pela perseguição política e por toda a corrupção do regime que resultou do Golpe de 1964.


Desde a redemocratização, 35 anos atrás, nunca se falou tanto da ditadura militar como agora. Mas por que esse tema veio à tona? Por que, hoje, vemos nas ruas faixas pedindo o AI-5 e a volta da intervenção militar? O que isso significou para a história do Brasil? Quais foram os impactos disso na vida das pessoas e quais são os impactos ainda hoje? Por que o atual presidente da República elogia torturadores notórios do regime militar?


Para responder a essas perguntas, a Folha de S. Paulo está lançando um curso que irá ajudar você a entender melhor o que foram os 20 anos de ditadura militar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7 em cada 10 brasileiros não viveram a época da ditadura ou eram muito jovens para terem fixado o que foi aquele momento, portanto a iniciativa pretende atingir este público.


Esta campanha é inspirada na mobilização das Diretas Já, movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido entre 1983 e 1984. As inscrições para o curso podem ser realizadas no site do projeto.



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page