top of page
Foto do escritorMayara Beani

Foguete chinês, Long March-5B fez sua reentrada sobre o oceano Índico

Os destroços queimaram na atmosfera na noite de sábado próximo às Ilhas Maldivas


Por Mayara Beani



Lançamento do foguete Long March 5B no Centro de Lançamentos de Wenchang em 29 de abril — Foto: STR/AFP

Conforme anúncio do Escritório de Engenharia Espacial Tripulado da China, o primeiro estágio do foguete chinês Long March-5B, fez a sua reentrada às 2:24 UTC de domingo (aproximadamente 23h25 de sábado, no horário de Brasília), sobre o Oceano Índico, próximo às Ilhas Maldivas. Até o momento não há registro de danos em terra ou feridos.


As coordenadas da reentrada divulgadas pelo Departamento Chinês foram 72.47E 2.65N, e provavelmente os destroços restantes da queima na atmosfera caíram no mar.



Coordenadas da reentrada - Google Maps

A Equipe do Mistérios do Espaço, em uma Live no seu canal do YouTube, fez a cobertura da reentrada acompanhando os principais sites oficiais, imagens de satélites e câmeras de monitoramento, esclarecendo dúvidas sobre o comportamento “desgovernado” do foguete e os riscos reais da sua reentrada.


Durante a Live vídeos da passagem do estágio do foguete sobre Istambul na Turquia e em Omã no Oriente médio foram divulgados, poucos minutos antes da reentrada próximo às Ilhas Maldivas, além do possível vídeo da queima do foguete na reentrada – todos vídeos caseiros compartilhados pelas redes sociais. Ainda não há imagens oficiais da reentrada ou dos destroços.


Para relembrar, o foguete decolou da ilha de Hainan, no sul da China, em 29 de abril, para colocar em órbita o primeiro módulo da Estação Espacial Chinesa (CSS), e sua reentrada “descontrolada” foi anunciada na última quarta-feira (5), e desde então autoridades e entusiastas têm monitorado a sua trajetória na órbita da terra, atualizando as possibilidades de reentrada.



댓글


bottom of page