Os destroços queimaram na atmosfera na noite de sábado próximo às Ilhas Maldivas
Por Mayara Beani
Conforme anúncio do Escritório de Engenharia Espacial Tripulado da China, o primeiro estágio do foguete chinês Long March-5B, fez a sua reentrada às 2:24 UTC de domingo (aproximadamente 23h25 de sábado, no horário de Brasília), sobre o Oceano Índico, próximo às Ilhas Maldivas. Até o momento não há registro de danos em terra ou feridos.
As coordenadas da reentrada divulgadas pelo Departamento Chinês foram 72.47E 2.65N, e provavelmente os destroços restantes da queima na atmosfera caíram no mar.
A Equipe do Mistérios do Espaço, em uma Live no seu canal do YouTube, fez a cobertura da reentrada acompanhando os principais sites oficiais, imagens de satélites e câmeras de monitoramento, esclarecendo dúvidas sobre o comportamento “desgovernado” do foguete e os riscos reais da sua reentrada.
Durante a Live vídeos da passagem do estágio do foguete sobre Istambul na Turquia e em Omã no Oriente médio foram divulgados, poucos minutos antes da reentrada próximo às Ilhas Maldivas, além do possível vídeo da queima do foguete na reentrada – todos vídeos caseiros compartilhados pelas redes sociais. Ainda não há imagens oficiais da reentrada ou dos destroços.
Para relembrar, o foguete decolou da ilha de Hainan, no sul da China, em 29 de abril, para colocar em órbita o primeiro módulo da Estação Espacial Chinesa (CSS), e sua reentrada “descontrolada” foi anunciada na última quarta-feira (5), e desde então autoridades e entusiastas têm monitorado a sua trajetória na órbita da terra, atualizando as possibilidades de reentrada.
댓글