top of page

Flamengo x Globo: entenda briga entre clube e emissora

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 25 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

O impasse entre a emissora e o clube carioca sobre a transmissão dos jogos acontece desde o último trimestre de 2019 e acabou virando uma disputa judicial. Por Luana Silva

ree

Arte Lance

O Flamengo iniciou a temporada sem transmitir seus jogos do Campeonato Carioca na tv, já que não entrou em um acordo com a Rede Globo. Os 18 milhões oferecidos pela emissora não agrada a diretoria do clube, o qual alega gerar mais lucros para o Globo que Vasco, Botafogo e Fluminense juntos. No entanto a emissora tem o entendimento que não deve adotar critérios diferentes para os times.

A Globo tem a intenção de formar um critério de divisão sem cotas fixas, formada por mérito, ou seja, posição no campeonato, maior número de jogos exibidos e maior número de assinantes no pay-per-view, como já funciona no Brasileirão. A diretoria do Flamengo defende que houve uma mudança de padrão do time e, que o clube atente ao mérito citado pela Globo, por isso pede quase 4x mais que o valor pago aos outros 3 times de maiores expressão do Rio. De fato, o rubro-negro lidera os números de audiência e de assinantes do Premiere.

Um outro empasse seria a vontade do clube de transmitir seus jogos na Fla TV. No jogo pelo Carioca contra o Portuguesa (14/03) ambos entraram em um acordo, com isso a partida foi transmitida pelo site do Globo Esporte e simultaneamente pelo canal da Fla TV no Youtube, no entanto a Fla TV teve cerca de 2 milhões de visualizações, enquanto o Globo Esporte não passou de 200mil. No Jogo contra o Bangu (18/06) foi proposto pelo Flamengo a transmissão da partida pelo Premiere e, apenas para os sócios torcedores, na Fla TV, mas a emissora recusou.



ree

Gilvan de Sousa/Flamengo

A diretoria do Flamengo quer agora transmitir o próximo jogo do time, que acontece no dia 1 de julho, contra o Boavista. Visto que a nova alteração na medida provisória 984, conhecida como lei Pelé, dá o direto ao time mandante de decidir onde será exibido seus jogos. Antes dessa edição ser feita pelo presidente da república, a partida só poderia ser transmitida por uma emissora se ambos times tivessem um acordo com a mesma. O rubro-negro chegou a negociar com outras emissoras, mas até então a partida seria transmitida somente pela Fla TV.

Com isso, a Rede Globo notificou o clube judicialmente para evitar que o jogo seja transmitido. A emissora defende que a nova medida não se aplica aos jogos atuais do Carioca, pois ele se iniciou com contratos referente à antiga regra. O veículo de comunicação também pede uma multa de 2 milhões de reais caso o Flamengo transmita os dois últimos jogos do Campeonato Carioca.

Além disso, a emissora contestou a finalidade da alteração da MP, segundo ela, a edição foi feita apenas com a intenção de favorecer o Flamengo, já que a diretoria do time se aproximou do Governo Federal. Na noite anterior (24), o clube emitiu uma contranotificação à Rede Globo e declarou que não medirá esforços para exercer seu direito garantidos por lei, ressaltando que não irá tolerar ameaças. A queda de braço entre o canal de tv e o time está longe de se resolver.




Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page