top of page
Foto do escritorMayara Beani

Final de semana de protestos contra o Presidente Jair Bolsonaro em todo o país

Em 29 de maio milhares foram às ruas em todos os estados e DF por impeachment e vacinas


Por Mayara Beani


Manifestação de 29/05 em SP. Foto: Leo Orestes/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Milhares de pessoas foram às ruas neste sábado, 29 de maio, em todos os Estados e no Distrito Federal em manifestações contra o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Organizados por movimentos sociais com o apoio de partidos de esquerda, os protestos contaram com a participação de mais de 420 mil pessoas segundo os organizadores, no Brasil e no exterior.


Dentre as principais reivindicações estão o impeachment do Presidente Jair

Bolsonaro, a disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 e auxílio emergencial de R$600, além da voz de repúdio à política atual de combate ao coronavírus, luto pelos mortos pelo vírus e protestos contra os cortes orçamentários às universidades.


Durante as manifestações, foram distribuídas máscaras PFF2 e álcool gel, e

orientações sobre medidas preventivas à contaminação por Covid-19 foram

disseminadas durante todo o período de organização e convocação, bem como no evento, com a intenção não somente de proteger os manifestantes como também de fazer frente às recentes aparições do Presidente Jair Bolsonaro em eventos sem máscara e causando aglomerações.


Nas imagens é possível ver o correto uso das máscaras pela maioria dos presentes, mas apesar de todos os cuidados e orientações, em alguns locais, a aglomeração foi inevitável, como na cidade de São Paulo, onde os manifestantes ocuparam cerca de 7 quarteirões da Avenida Paulista, em aproximadamente 4h de ato, pacífico e sem ocorrências registradas.


Com mensagens como “Fora Bolsonaro”, “Se o povo protesta em meio à pandemia, é porque o governo é mais perigoso do que o vírus” e menções de luto aos parentes, famosos, mais de 460mil mortos pela Covid-19, os manifestantes se reuniram frente ao MASP na Av. Paulista, percorrendo a avenida em direção à Consolação, terminando o ato na Praça Roosevelt, aproximadamente às 19h45.


Manifestação 29/05, São Paulo. Foto: Gisele Lima – Acervo pessoal

Manifestação 29/05, São Paulo. Foto: Gisele Lima – Acervo pessoal

Manifestação 29/05, São Paulo. Foto: Gisele Lima – Acervo pessoal

Outra cidade que ganhou destaque durante as manifestações foi Pernambuco, onde durante a manifestação pacífica, no trajeto entre a praça do Derby e a Praça do Diário – região central do Recife – os manifestantes foram violentamente confrontados Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), com tiros de balas de borracha e uso de Spray de pimenta, deixando vários feridos.


O senhor Daniel Campelo da Silva, 51 anos, foi um dos violentamente feridos pela ação da polícia, teve o olho esquerdo atingido por uma bala de borracha disparada por um policial do Batalhão de Choque. Após socorro médico, Daniel perdeu o globo ocular. Ele não estava participando do ato, havia ido ao centro da cidade para comprar material de trabalho.


Foto: Hugo Miniz/

A vereadora do Recife Liana Cirne (PT), também foi agredida, pela PMPE, e conforme declaração do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) o oficial comandante da operação e os envolvidos na agressão à vereadora foram afastados das funções e são investigados. Paulo declarou ainda que a dispersão do protesto não foi autorizada pelo governo do estado.


Nos demais estados, não há até o momento relatos de ações das polícias locais, e os protestos transcorreram pacíficos, com carreatas, passeatas, atos simbólicos e os característicos cartazes de repúdio, protestos e reivindicações. Siga a #29M para conferir mais imagens das manifestações.





Comments


bottom of page