Festas juninas são canceladas em razão da pandemia
- Femme News
- 24 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Apesar de não haver festa, algumas regiões buscam manter a festividade de formas seguras para a população
Por Natasha Silveira

O ano de 2020 está sendo marcado por muitos acontecimentos ao redor do mundo, principalmente pela pandemia da Covid-19. Em decorrência disso, muitas datas comemorativas estão sendo vivenciadas à distância entre os familiares, e festas estão sendo canceladas. Uma delas é a festa de São João. Pela primeira vez desde o século XVI, quando os portugueses trouxeram a festividade ao Brasil, a festa não será comemorada por todo o território brasileiro.
Comemorada no dia 24 de junho, é marcada pelas comidas típicas, as danças de quadrilha, forró, fogueiras e as bandeirinhas enfeitando os locais. A festa de São João está fazendo uma enorme falta aos brasileiros, que aguardam pela festa durante o ano inteiro, em especial entre os estados do Nordeste, onde as festas costumam durar quase 1 mês em diversas cidades. Em função da pandemia, as tradições juninas precisaram ser canceladas, como a proibição da venda de fogos de artifício e fogueiras nas cidades para que a fumaça não agrave os casos da doença respiratória, e também para evitar as aglomerações que contribuem para a transmissão do vírus.
Entretanto, apesar de não podermos comemorar a famosa data da forma como estamos acostumados desde a infância, muitos estão fazendo o possível para conseguirem um gostinho do São João. Na noite de terça-feira (23), no Hospital Provisório Recife 2, no estado de Recife, os profissionais da saúde improvisaram uma pequena comemoração de São João para os pacientes internados. A iniciativa chamada Projeto com Vida tem como objetivo ajudar os pacientes que passam pela Covid-19 mantendo a tradição junina. Com viola, triângulo e zabumba, os profissionais levaram o ritmo nordestino entre os leitos do hospital e até fizeram uma pequena quadrilha para animar os pacientes.
Em São Paulo, mantiveram parcialmente a festa centenária de Laranjal Paulista, fazendo o serviço de drive-thru e delivery, para quem busca aproveitar os quitutes típicos da festividade mantendo as medidas recomendadas da pandemia, elaboraram agendamento dos pedidos para que as filas sejam evitadas e para que todos recebam suas comidas ainda quentes. Em outros estados, também é possível encontrar lojas virtuais vendendo "Festa Junina na caixa", onde reúnem porções das comidas típicas da festa dentro de uma caixa decorada, para matar um pouco da saudade do nosso famoso São João.
Comments