Fake News: Saiba como se prevenir da desinformação
- Femme News
- 24 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Sites confiáveis e outras dicas para não cair na armadilha do compartilhamento de notícias falsas
Por Flavia Sousa

Foto: memyselfaneye/Pixabay
As “fake news” tomam conta das redes sociais, por isso, é importante ficar de olho pra não cair nas armadilhas de compartilhar informações falsas. Veja como se prevenir e o que fazer antes de compartilhar qualquer informação recebida.
1.Leia a notícia completa, não apenas o título.
Pode parecer óbvio, mas muita gente compartilha e até opina sobre uma matéria na qual não leu até o final para saber do que se trata. Na vida online, se informar apenas pelo título é um dos erros mais comuns em tempos de intenso fluxo de informação.
2. A notícia tem algum apelo emocional? Desconfie.
Notícias recebidas pelo whatsapp ou facebook com forte apelo emocional têm grandes chances de serem falsas. Frases chamativas indicam uma notícia que te faz sentir surpresa, repugnância, raiva etc. Veja alguns exemplos disso:
- “A VERDADE SOBRE A FARSA”
- “É URGENTE”
- “POR ESSA VOCÊ NÃO ESPERAVA”
- “POR FAVOR REPASSE”
- “ISSO A IMPRENSA TRADICIONAL NÃO DÁ”
- “ISSO A MÍDIA TRADICIONAL IGNORA”
Muitas vezes, a imprensa não noticiou porque não aconteceu, ou noticiou e você não viu, ou a mídia contextualizou o fato de um jeito diferente.
3. Verifique a fonte
Qual site publicou? Tem o nome da pessoa que escreveu? Pesquise o título da notícia. Se for áudio, resuma o que foi dito e pesquise o que foi dito em palavras principais relacionadas (palavras-chave). É importante lembrar que autoridades fazem pronunciamento oficial em público, e não mandam áudio pelo whatsapp para anúncios importantes.
Se for verdade, outros veículos provavelmente noticiaram sobre isso. Se for falsa, então você encontrará sites desmentindo a informação. Por isso, existem sites que se dedicam exclusivamente a desmascarar fake news. Conheça alguns deles:
E-Farsas
Um dos sites de checagem de notícias mais antigos, o *E-Farsas* foi lançado em 2001 e é responsável por analisar boatos da internet. Depois de contextualizá-las, eles publicam o resultado da checagem para consulta.
Fake Check
É uma plataforma fruto da parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP). O *Fake Check* é um detector de fake news que faz uso de inteligência artificial para avaliar se o texto da notícia é verdadeiro ou não.
Também é possível entrar em contato com o Fake Check via Whatsapp através do número (16) 98112-8996 e enviar uma mensagem para análise de notícias.
Fato ou Fake
Esse site é um serviço de monitoramento e checagem de notícias e conteúdos duvidosos. *Fato ou Fake* é resultado da parceria entre CBN, Época, G1, O Globo, Globo News, Extra, e Valor Econômico.
Você pode denunciar informações duvidosas na página deles no *facebook* ou via whatsapp pelo número (21) 97305-9827. As notícias verificadas ganham selos como: “fato”, “fake” ou “não é bem assim”.
Se informar apenas pelo título é um dos erros mais comuns em tempos de intenso fluxo de informação, veja dicas de como se prevenir das Fake News.
Comments