top of page

Ex-secretário de Saúde é preso no RJ

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 10 de jul. de 2020
  • 1 min de leitura

Edmar Santos vai responder por peculato - desvio de dinheiro público para proveito próprio ou alheio - e organização criminosa


Por Carolina Gandra

Edmar Santos. Foto: Reprodução/TV Globo

Edmar Santos, o ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, foi preso nesta sexta-feira (10), em seu apartamento no bairro de Botafogo, acusado de cometer irregularidades nos contratos de Saúde no estado. O ex-secretário vai responder por peculato - desvio de dinheiro público para proveito próprio ou alheio - e organização criminosa.


O Ministério Público estadual (MPRJ) prendeu Santos em seu apartamento, localizado no bairro de Botafogo, zona sul do Rio, por volta das 7h50 da manhã.


O governo do estado gastou cerca de R$ 1 bilhão em contratos, e Santos é suspeito de cometer fraudes em contratos sem licitação, um procedimento obrigatório para realizar as contratações, envolvendo medicamentos, respiradores, contratação de leitos privados e oxímetros - aparelho usado para medir quanto oxigênio o sangue está transportando


De acordo com o Ministério Público, o valor de três contratos de recursos públicos fraudados por Edmar Santos é de R$ 36.922.920,00 reais e, segundo a Justiça, o ex-secretário terá seus bens apreendidos até esse valor.


"Edmar Santos atuou, com vontade livre e de forma consciente, em comunhão de ações e desígnios, com os demandados na anterior denúncia oferecida na fase I da Operação Mercadores do Caos, desviando um milionário volume de recursos públicos destinados à compra de respiradores/ventiladores pulmonares, até hoje não entregues para o atendimento à população, ainda em meio à grave pandemia do novo coronavírus no estado. Edmar vai responder pelos crimes de organização criminosa e peculato", afirmou o MP.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page