Derk Chauvin respondia por 3 acusações e foi condenado em todas. A pena só será decidida daqui há dois meses
Nessa terça-feira(20) o ex-policial, Derek Chauvin, foi condenado, por unanimidade, pela morte George Floyd, um homem negro, asfixiado durante uma abordagem policial em Mineápolis, em Maio de 2020.
Os 12 jurados estavam reunidos desde segunda-feira(19) discutindo o caso para chegar a uma decisão unânime, foram ouvidos testemunhas de defesa e acusação. Chauvin se recusou a depor no tribunal.
O ex-agente foi condenado em três acusações. Por causar morte, sem intenção, através de um ato perigoso, sem considerar a vida da vitima; negligencia, ao assumir o risco da morte de Floyd e a mais grave homicídio culposo, quando não há intenção de matar, porém assume o risco.
O juiz decidirá a pena em dois meses, isso é comum nos Estados Unidos o réu ser primeiramente condenado e só depois saber qual será a sua pena. Após a decisão da sentença, Chauvin saiu da audiência algemado.
Joe Baden liga para a família de Floyd
Após a decisão do jure o presidente Joe Baden e sua vice Kamala Harris telefonaram para a família de George Floys. Em ligação Baden disse que se esforçará para aprovar leis que impeça a violência policial e racismo.
Depois em um pronunciamento o presidente classificou a condenação “um passo a frente” e que esse tipo de veredito era muito raro em um país repleto de racismo.
Morte de Floyd
Gorge Floyd foi morto em maio de 2020, em Mineápolis, após ter seu pescoço pressionado pelo o joelho do policial Derek Chauvin durante 9 minutos e 29 segundos.
A policia estava no local após o ex-segurança, de 46 anos, tentar pagar uma conta em uma mercearia com uma nota falsa de US$ 20. Imagens divulgadas mostram que Floyd não mostrou resistência a abordagem. A morte de Floyd gerou uma série de protestos em Mineápolis.
Comments