top of page
Jennifer Rodrigues

Ex-Ministro das Relações Exteriores é o próximo a depor na CPI

Ernesto Araújo é o próximo depoente da CPI da covid-19

Edilson Santos/Agência Senado

Nesta terça-feira (18), Ernesto Araújo será ouvido pela CPI da Pandemia. Os parlamentares pretendem estabelecer a relação entre a articulação da diplomacia brasileira e a dificuldade de aquisição de elementos vitais para o enfrentamento da doença. Os pedidos foram feitos pelos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Para embasar o pedido, Marcos do Val lembrou que um dos objetivos da comissão parlamentar de inquérito é verificar ações e possíveis omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia. Já para Alessandro Vieira, é vital obter informações a respeito dos termos de atuação do ministério para trazer vacinas e insumos para o Brasil.

A China é o principal produtor de equipamentos de saúde e também de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), agente importante para produção de vacinas.

Votações

Ainda na terça-feira, os parlamentares devem votar requerimentos de convocação de outras autoridades, entre elas, o coronel Antônio Elcio Franco Filho, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, e o presidente do Plenário da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), Hélio Angotti Neto.

Além disso, deve ser analisado um pedido de quebra de sigilo de empresas ligadas ao ex-secretário de Comunicação do governo Fabio Wajngarten.

Kommentare


bottom of page