top of page

Estudante do Rio cria projeto de bate-papo para ajudar idosos em período de isolamento social

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 12 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Grupo de estudantes entre 15 e 18 anos realizam as ligações para combater a solidão dos idosos durante a quarentena


Por Natasha Silveira

Foto: Pixabay

Motivada pela sua avó Gilse, a estudante Manuela Pinheiro, de 17 anos, começou a pensar em formas de ajudar outros idosos para que não se sintam tão solitários durante esse período de isolamento social. Assim como a avó de Manuela, muitos outros idosos vivem sozinhos ou em casas de repouso e não podem receber visitas durante essa quarentena. E assim surgiu o Disque-Companhia, o bate-papo por telefone com idosos.


"Minha avó é super ativa e adora bater papo com o porteiro, na padaria, no mercado, com os amigos, com todo mundo. Se esse momento estava sendo difícil para ela, que está trancada em casa, imagina para idosos que não podem receber visitas e que não têm intimidade com a tecnologia para para fazer lives ou entrar em redes sociais. Foi então que pensei em simplesmente telefonar para levar um pouco de conforto e diminuir a solidão dessas pessoas", contou Manuela. Junto à duas colegas, Maria Fernanda e Maria Eduarda, também estudantes da escola Nossa Senhora da Misericórdia, em Botafogo, planejaram formas de fazer o projeto se tornar realidade. As três divulgaram a ideia pelas redes sociais procurando por pessoas que quisessem ter alguém para conversar.


As meninas planejaram cada detalhe. Foi criado um formulário para que pudessem anotar os horários e os dias de cada idoso que iriam receber uma ligação, assim como o tema de interesse de cada pessoa para que o aluno possa pesquisar e se preparar sobre o assunto e adquira mais conhecimento ao iniciar a chamada. Cada ligação tem, no máximo, uma hora de duração. O Grupo Acasa, do CEO Leonardo Pisani, entrou em contato com as meninas e cadastrou alguns dos idosos de sua casa de repouso para participarem do Disque-Companhia, e assim surgiram 20 idosos dispostos a conversar com o trio de meninas.


"Essas ligações que os idosos estão recebendo durante a quarentena estão sendo muito importantes. Sem poder receber visitas, eles estavam muito tristes, se sentindo muito sozinhos, isolados de tudo. Eles ficam mais animados, gostam de contar as experiências deles e trocar ideias com os jovens. O afeto que eles estão recebendo pelo telefone traz um ganho muito grande, inclusive para a saúde mental deles", disse Pisani.


O projeto iniciou com as três jovens, mas atualmente já contam com outros 18 voluntários da escola, entre meninos e meninas, que estão aprendendo e alegrando o dia de alguém a cada novo telefonema. "Outro dia teve uma idosa que queria conversar sobre Roberto Carlos. Tivemos de pesquisar informações e buscar no grupo quem sabia mais da vida e do trabalho do cantor para conversar com ela. A gente ajuda a acabar com a solidão deles e eles nos enriquecem com o conhecimento de tantos anos de vida", disse Manuela. A estimativa é que o projeto Disque-Companhia durasse apenas durante o período da quarentena. Entretanto, os estudantes já preveem uma duração um pouco maior do que o que esperavam devido a tanto sucesso.


Acesse o site e confira como se cadastrar como voluntário para realizar os telefonemas ou a um idoso para recebê-los: https://disque-companhia.carrd.co/


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page