top of page

Entenda nossa história: 13 de maio

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 13 de mai. de 2020
  • 1 min de leitura

No dia 13 de maio é um dos dias mais marcantes da história do Brasil


ree

Essa data foi marcada pela abolição da escravatura que determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel.

No entanto, a abolição da escravatura não foi resultado da bondade do Império. Essa conquista foi resultado da luta da população contra essa instituição. Somente a partir de 1850 cresceram as pressões, no sentido de proibir a própria escravidão.

Mas a abolição não aconteceu de forma instantânea, duas leis importantes precederam o fato, sendo a Lei do Ventre Livre e a Lei do Sexagenário. Contudo a população de escravos continuava divulgando o movimento abolicionista entregando panfletos, fazendo conferências e etc, além de organizar fugas e buscar refúgio em seus quilombos.

No período entre 1878 e 1885 surgiram cerca de 227 associações abolicionistas no país dando mais força ao movimento, a mais importante delas foi Confederação Abolicionista, associação criada por André Rebouças e José do Patrocínio.

Só em 1888 parte dos grupos que ainda defendiam a escravidão acabaram aderindo a abolição e o projeto foi proposto pelo político do Partido Conservador João Alfredo. Assim que passou pelo senado foi assinada pela Princesa Isabel a Lei Áurea em13 de maio de 1888.


Por @anaclarallopes_ e @narixavier

Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page