top of page

Em tempos de pandemia, o drive-in volta à moda para entreter o público

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 25 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

O mundo todo aderiu ao formato drive-in para realização de shows e exibição de filmes em espaços abertos para veículos, seguindo as regras de distanciamento e uso obrigatório das máscaras


Por Natasha Silveira

Foto: Johny Serra

Apesar desse momento de pandemia ser difícil e delicado para as pessoas do mundo todo, ainda existem formas seguras de se divertir e se distrair durante a quarentena. Uma delas foi a volta do drive-in, que surgiu em 1920 nos Estados Unidos, onde os automóveis se reuniam em espaços abertos diante de uma tela gigante para que as pessoas pudessem assistir aos filmes na época. Com o passar do tempo, eles foram ficando esquecidos devido ao surgimento da televisão e as novas tecnologias.


Entretanto, durante a quarentena lugares de todo o mundo se adaptaram para levar um pouco de diversão aos cidadãos respeitando o distanciamento social no modo drive-in. Com filmes, shows e até casamentos, as pessoas encontraram uma "brecha" na quarentena para curtir o lazer.


O serviço é feito quase todo online, desde a compra de ingressos até caso a pessoa queira consumir algo no local, alguns eventos possuem a versão do cardápio digitalizada e em outros o cliente pode fazer o pedido pelo Whatsapp. Os clientes não podem sair do carro para transitar pelo local, apenas em idas ao banheiro com o acompanhamento de um dos funcionários em um veículo, para chamar algum dos funcionários basta acionar o pisca-alerta. Mesmo dentro do carro, o uso da máscara é obrigatório em todos os eventos.


Para quem não tem carro também é possível usufruir do entretenimento, algumas empresas de aluguel de veículo decidiram investir nos empréstimos por curtos períodos de tempo para que os clientes possam aproveitar do cinema ou um show. “Com aplicativos de transporte não dá [para ir ao drive-in]. Uma opção seria uma locadora convencional, mas aí o aluguel teria que ser feito por pelo menos um dia. O nosso serviço faz todo o sentido nesse contexto”, explica o gerente de marketing, Luiz Bonini, de uma das empresas que alugam carros com custo por hora em São Paulo, em entrevista ao G1.


No aeroporto Vilnius, na Lituânia, em razão dos voos cancelados decidiram ceder o estacionamento para sediar o Vilnius Internetional Film Festival, o evento cinematográfico mais importante do país. Foram exibidos 19 filmes até o final de maio em uma tela da altura de um prédio de cinco andares, o local teve capacidade para 220 carros de uma vez.

Na Alemanha, os cinemas drive-in já estão em funcionamento desde o início de abril, nas cidades que aderiram ao novo modelo boa parte dos ingressos ficaram esgotados. Além dos filmes, os alemães também realizaram raves e até um casamento, o casal Janine e Philip Scholz fizeram a cerimônia em frente a uma plateia de veículos que puderam ouvir a celebração pelos rádios dos carros e houve uma divisória entre o casal e o oficiante da celebração.


Aqui no Brasil houve uma surpresa no pedido de casamento, que foi exibido em um telão. O casal Wanderson e Jennifer assistiam ao filme quando ele apareceu na tela e fez o pedido, “Eu achei que era só uma homenagem, não um pedido de casamento, me emocionei bastante”, conta Jenifer Oliveira ao portal G1. O primeiro estado a aderir o drive-in na pandemia foi em Brasília, com o Cine Drive-in. O lugar havia sido inaugurado em 1973, mas estava tombado como patrimônio cultural e agora funciona com metade da capacidade total para a exibição dos filmes. Em São Paulo, a Cinesystem e o Litoral Plaza Shopping se juntaram para realizarem o cinema drive-in, o local foi aberto no dia 4 de maio e comporta até 60 carros com vendas do ingresso feita pelo site.


No Rio de Janeiro, a Jeunesse Arena realizou o projeto Lovecine, dos dias 28 de maio ao dia 28 de junho. O local exibiu filmes e também shows com capacidade de 180 veículos. Ainda no Rio, a Orquestra Petrobras Sinfônica irá se apresentar na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, no concerto "Bohemian Rhapsody" em drive-in. O show acontecerá no dia 28 de julho com os clássicos da banda Queen.


Em outros lugares do país, tiveram cultos religiosos no formato drive-in, como em Cabo Verde na Igreja Presbiteriana Independente de São Bartolomeu, onde fizeram um culto para 20 automóveis no local. Um evento semelhante também ocorreu na Paraíba, pela Assembleia de Deus de São José dos Campos no estádio da AD Parahyba, o evento durou 1h30 e tiveram 448 carros no local.

Para aqueles que buscam se divertir sem precisar quebrar a quarentena e mantendo o cuidado do distanciamento social, é possível buscar nas redes sociais os locais da sua cidade para mais informações dos eventos em drive-in, como o perfil no instagram OQueFazerNoRio, estão sempre atualizando sobre as novas formas de lazer pela cidade e tem dado muitas dicas sobre o drive-in. É uma boa opção de entretenimento somado ao gostinho de nostalgia que há muito tempo não vemos, enquanto não retornamos aos tempos normais.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page