Neste ano, o processo utilizado para votação eleitoral não terá aplicação da biometria por conta da covid-19
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que este ano, por motivos de segurança e saúde, não há necessidade de identificação biométrica para os dias de eleição municipal, que acontecerá dia 15 de novembro. A decisão consiste em diminuir os riscos de contágio por covid-19 e evitar aglomerações.
Para excluir o uso da biometria, os médicos e técnicos levaram dois fatores em consideração, o fato de que o toque ao aparelho pode disseminar o vírus rapidamente, pois não são todos que se higienizam frequentemente e a circunstância de que a biometria causa uma demora a mais por conta da leitura a ser feita de cada digital e isso gera aglomeração.
Nesta reunião, a recomendação para excluir esse procedimento veio dos infectologistas David Uip (Hospital Sírio Libanês), Marília Santini (Fiocruz) e Luís Fernando Aranha Camargo (Hospital Albert Einstein) e foi realizada por Luis Roberto Barosso, presidente do TSE. O grupo do órgão se reúne semanalmente para definir e melhorar os procedimentos a serem realizados no dia da eleição através de todas as recomendações de cuidados.
Comentarios