PF utilizará mais de 100 drones em toda as eleições 2020 na prevenção e combate a crimes eleitorais
Pela primeira vez, a Polícia Federal irá utilizar aeronaves remotamente pilotadas (Drones) em todos as 27 unidades federativas brasileiras - incluindo o Distrito Federal - durante as eleições deste ano. O objetivo da medida inédita é auxiliar na prevenção e combate aos crimes eleitorais durante o primeiro e o segundo turno. A PF terá mais de 100 dispositivos que serão estrategicamente distribuídos por todo o país, no entanto, as regiões consideradas mais problemáticas terão um maior enfoque.
O uso dos Drones também trará uma menor necessidade de policiais para realizarem fiscalização de forma presencial. Desta maneira, amenizará também o risco destes profissionais e as pessoas que possam ser abordadas por serem consideradas suspeitas de se contaminarem com o novo coronavírus.
Drones
As centenas de dispositivos espalhados pelo país irão mapear e fiscalizar as regiões de forma discreta, pois as suas câmeras possuem capacidade de aproximação e captação de imagens que possibilitam uma boa identificação de suspeitos, placas de automóveis, compra e venda de votos ou corrupção através de presentes eleitorais sem serem percebidos.
Após as filmagens, as imagens serão enviadas diretamente para as equipes da PF responsáveis pelo monitoramento das eleições para que, através delas, seja viável a escolha de quais medidas serão feitas sobre os casos considerados suspeitos.
Em caso de flagrante, policiais serão enviados imediatamente para o local e os suspeitos serão conduzidos para a delegacia, onde irão esperar por sua sentença.
Segundo o TSE, um de suas maiores preocupações é a viralização de Fake News em relação ao eleições que ocorrerão nos dias 15 e 29 de novembro.
A medida concretiza as orientações da Direção Geral da Polícia Federal que recomenda o uso de novas tecnologias na prevenção e combate a ações criminosas.
Comments