Com a pandemia, medidas sanitárias precisaram ser tomadas, separamos alguns pontos que você precisa saber
As eleições têm fundamental importância no sistema democrático, no Brasil elas ocorrem a cada quatro anos e neste ano a população precisará ir às urnas para escolher seus representantes. Neste ano serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o primeiro turno das eleições está previsto para o dia 15 de novembro, em todo o Brasil.
A data em novembro foi escolhida como medida protetiva pois segundo especialistas, no enfrentamento à pandemia, em novembro os casos de covid-19 estariam em declínio ou estabilizados.
Entretanto, caso em algum local haja o agravamento da situação o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá solicitar junto ao Congresso Nacional uma nota data para a realização das eleições, levando em conta a existência de uma data-limite.
O TSE criou o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, participaram da elaboração deste plano profissionais da saúde da Fundação Oswaldo Cruz, do Hospital Sírio Libanês e do Hospital Albert Einstein.
Pontos importantes:
Caso não possua o cadastro biométrico você ainda poderá votar, mas, nas próximas eleições os eleitores que não possuírem o cadastro terão seus títulos cancelados. Por conta da pandemia a identificação por biometria foi suspensa para diminuir o risco de contágio;
Pessoas que estão no grupo de risco também precisam votar. Caso acorde com sintomas de covid o TSE pede para que permaneça em casa, o voto poderá ser justificado;
O que levar?
Documento oficial com foto (carteira de identidade, CNH, DNI, carteira de trabalho, certificado de reservista, etc)
Título de eleitor (pode ser o impresso ou no aplicativo e-Título)
Caneta para assinar o caderno de votação, o que evita o contato com objetos de outros
Máscara, não se esqueça!
Comentarios