As eleições municipais irão ocorrer dia 15 de novembro em todo o Brasil, entretanto a diferença entre os votos ainda gera dúvidas em muitos eleitores
Neste domingo (15), ocorrerá as eleições municipais em todo o Brasil. Os eleitores irão escolher os futuros prefeitos e vereadores, no entanto algumas pessoas irão votar em branco ou anularão seu voto, visto que no Brasil o eleitor é livre para escolher ou não um candidato. Mas você sabe a diferença entre os dois?
Segundo o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto branco é quando o eleitor não pretende votar em algum candidato. Assim ele aperta a tecla “Branco” e depois a tecla “Confirma” na urna eletrônica. Já o voto nulo é a decisão do eleitor de anular o seu voto, digitando na urna algum número que não possui candidato correspondente. Um dos modos mais comuns de anular um voto é digitar “00” e depois a tecla “Confirma”.
Antigamente, o voto branco era tido como um “voto de conformismo” e era considerado válido e contabilizado para o candidato vencedor. Dessa forma, o voto nulo era tido como uma forma de protesto contra os candidatos. Entretanto, atualmente ambos são apenas invalidados e forma de manifestação de descontentamento do eleitor e não interferem no pleito eleitoral.
Existe a falsa ideia que uma eleição pode ser anulada se mais da metade dos votos forem brancos ou nulos. Os votos brancos e nulos são descartados, para a contagem só são aceitos votos válidos. Por exemplo, se em uma cidade de um milhão de eleitores tiver 900 mil votos anulados ou em branco e 100 mil válidos, só serão considerados os 100 mil.
Comments