top of page
Foto do escritorBeatriz Costa

Eleições 2020: Dicas de como escolher seu candidato

Saiba como escolher o candidato que levará o seu voto de confiança


Foto: Freepik

As eleições são um momento para refletir sobre as questões que você considera importante e decidir qual candidato você apoia, pois seu voto afetará definitivamente sua comunidade ou o modo como é dirigido o país. Com isso, selecionamos algumas dicas que devem ser levadas em conta na hora em que você escolher o seu voto. Veja que questões são essenciais para você decidir quais as pessoas mais indicadas para assumir uma tarefa tão importante.


1. Busque afinidade ideológica com o candidato


O primeiro passo para escolher um candidato é decidir as questões que lhe interessam e as qualidades que você almeja em um líder. É importante que eles possuam os mesmos valores e ponto de vista ideológico que você, pois ele será o seu representante nos próximos quatro anos.


2. Pesquise o histórico pessoal e político do candidato


Obtenha o maior número de informações sobre quem pretende votar. Pesquise dados sobre os antecedentes criminais, posições sobre questões diretamente ligadas à sua comunidade e sobre o trabalho realizado em cargo público, caso ele já tenha experiência na vida política.

Vale lembrar também que é importante que ele não tenha um histórico de mau uso do dinheiro público ou outras práticas ilegais. Um bom candidato é aquele que respeita a nossa legislação, principalmente aqueles concorrendo a cargos legislativos, uma vez que eles trabalharão diretamente na manutenção das nossas leis.

Durante as buscas, dê preferência a sites oficiais da Justiça Eleitoral e portais de notícias confiáveis. Cuidado com a fake news: Lembre-se que é bem provável que, durante as eleições, apareçam inúmeras notícias falsas. Então, antes de compartilhar uma notícia que você achou ou recebeu no whatsapp, verifique se ela é verdadeira.


3. Entenda as atribuições de cada cargo


Antes de avaliar as propostas do seu candidato, é necessário que você conheça as funções do cargo em que ele está concorrendo. Deve-se entender que um candidato a vereador, caso eleito, terá a função de legislar e fiscalizar o trabalho do prefeito. Se o seu candidato está prometendo realizar obras ou ampliar as vagas em creches, saiba que esta promessa não é válida, pois ambas são atribuições do prefeito. Além disso, as promessas devem ser possíveis de serem cumpridas no período de mandato, que é de quatro anos.


4. Avalie as propostas


Depois de entender as funções do candidato, é importante saber se as propostas que ele apresenta serão coniventes com o cargo e se tem possibilidade de realizá-las no período do mandato, que é de quatro anos. É possível também acompanhar as ideias dos candidatos pelas redes sociais deles ou por meio da propaganda eleitoral gratuita e pelos debates. Assim você pode comparar as promessas que o seu candidato faz com as promessas feitas pelos outros candidatos.


5. Assista entrevistas e debates políticos


Assistir a entrevistas e debates políticos durante as campanhas eleitorais podem ajudar você a ter uma impressão geral sobre o político, e proporcionar conclusões específicas sobre as posições dos participantes.


6. Converse com outras pessoas sobre o seu candidato


Saber da opinião das pessoas do seu bairro ou da sua cidade podem colaborar para esclarecer seus próprios pontos de vista, mas não desconsidere a sua opinião ou julgamento sobre o candidato. Contudo, converse com pessoas de opiniões e posições diversas, para descobrir qual candidato elas apoiam e porquê.


7. Observe como está sendo conduzida a campanha


Nessa continuidade, é importante procurar informações sobre onde os candidatos obtêm fundos para financiar suas campanhas ou se eles usam seu próprio dinheiro. Estas informações podem ser encontradas com facilidade, pois os dados financeiros das campanhas devem ser informadas à justiça e monitoradas pela imprensa.

Em 2015, foi realizada a Reforma Eleitoral e ficou determinado o fim das doações empresariais para as campanhas. Isto implica em uma drástica redução no financiamento das corridas eleitorais. Agora as campanhas dependem apenas do Fundo Partidário e das doações de pessoas físicas, desde que dentro de um limite de gastos.


8. Ver se o candidato entende de onde vai atuar


Por fim, avalie se o candidato tem um bom conhecimento acerca das necessidades do seu município, uma vez que as promessas devem ser baseadas naquilo que a cidade e os moradores precisam. Se o seu candidato faz um diagnóstico errado das necessidades do espaço em que ele irá atuar, é sinal de que ele não está bem preparado para assumir o cargo. É preciso haver compatibilidade entre as necessidades da cidade e aquilo que o candidato propõe.



留言


bottom of page