top of page

Educação política: o que é, importância e dados

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 1 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

Política é o poder de tomar decisões que resolvam os problemas da sociedade, tornando possível o combate as desigualdades


Por Carolina Gandra

Foto: Markus Spiske/Unsplash

Educação política é a disseminação de conhecimento sobre a política, para fazer com que o cidadão entenda os assuntos discutidos em debates e participe de modo ativo na política do país e do mundo. A educação deve ser praticada com respeito aos diversos pensamentos e posições, sem discriminação ou ódio.


A educação política é importante para conscientizar os cidadãos sobre a escolha de representantes, que deve ser feita com sabedoria e confiança. A política está no dia a dia, por ser o poder de administrar a sociedade e tomar decisões sobre problemas que infringem toda uma sociedade, tornando possível o combate as desigualdades.


De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018, 147,3 milhões de cidadãos votaram nas eleições daquele ano, um aumento de 3,14% em relação a 2014. Entretanto, o número de jovens eleitores, entre 16 e 17 anos, caiu 14,53%, o que mostra o desinteresse dos mais novos quanto a política.


Segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva/Ideia Big Data, desenvolvida em 2018 e com 1.500 pessoas, 94% dos entrevistados disseram que os políticos estão mais preocupados em ficar no poder do que realmente governar, e 89% dos entrevistados afirmaram que os políticos pensam somente em si mesmos nas tomadas de decisões, e não na sociedade.


Devido à corrupção de políticos eleitos, a desilusão está presente entre os jovens e adultos brasileiros. Para combater a corrupção, é preciso educar os cidadãos politicamente, de modo que apenas pessoas eficientes e honestas ganhem votos.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page