Veja finais alternativos para as histórias onde o final feliz existe sem o heroísmo masculino
Nesse 8 de março, o Femme News traz novas possibilidades literárias para histórias clássicas: e se as princesas não precisassem dos príncipes em suas histórias para se livrarem de seus problemas?
Veja abaixo como seria a vida de Cinderela sem o Príncipe Encantado, de Bela sem a Fera e Branca de Neve sem o Príncipe.
Branca de Neve
A princesa come uma maçã envenenada e dorme. Por muito tempo. Só que ela tem sete amigos, que são os anões que dão título à história. Uma solução para tirar a Branca de Neve do perigo seria seus amigos obterem conhecimento das magias do reino, descobrindo outras formas de desfazer o feitiço sem que houvesse o beijo.
2. Cinderela
A história conta que Cinderela deixou seu sapatinho de cristal para trás, e o príncipe começou uma busca para encontrá-la. A questão é que Cinderela não precisava de um romance para ser feliz, ela precisava de um amigo. Quando a Fada Madrinha de Cinderela aparece, em vez de pedir ajuda para o baile, o pedido poderia ser outro: descobrir como garantir seus direitos familiares e ter apoio para se livrar das implicâncias de suas irmãs e madrasta.
3. Bela
Desde o início de sua história, Bela demonstra ser uma mulher estudiosa, que tem apego pela leitura e pelo constante aprendizado. Em um final alternativo, Bela descobriria como salvar seu pai através do conhecimento adquirido no tempo passado na biblioteca, sem precisar ter grande envolvimento com a Fera ou gerar grande tumulto na cidade ao descobrirem sua existência.
Apesar de, na maioria das vezes, a Disney produzir histórias de mulheres que precisam ser salvas, existem algumas que merecem destaque pelo contrário. Confira a lista de personagens fortes, corajosas e independentes:
Pocahontas
Pocahontas é uma índia dos Estados Unidos. Sua história começa quando os colonizadores chegam e uma guerra entre nativos e ingleses é desenvolvida. A princesa, então, é a responsável por apaziguar a situação, mediando a relação com os nativos.
2. Mulan
Mulan é filha de um homem que é chamado para a guerra, mas possui delimitação física. Para ajudar sua família, ela se disfarça com as roupas masculinas e armaduras de guerra de seu pai e se infiltra no exército. No fim do filme, ela é a principal responsável por salvar o Império.
3. Nani
Nani é a irmã mais velha (19 anos) e responsável por Lilo (8 anos), personagem principal do desenho da Disney. Depois da morte de seus pais, ela cria sua irmã e administra a casa sozinha. Quando Stitch aparece e alienígenas invadem a Terra, ela faz de tudo para manter a guarda de Lilo.
4. Merida
A princesa escocesa é apaixonada por tiro ao alvo. Em determinado momento do filme, seus pais promovem uma competição no reino onde o melhor atirador se casará com a sua filha, mas Merida não está de acordo. Ela participa da competição, sendo a melhor, e ganha o “direito de se casar consigo mesma”. A ação gera reação negativa de seus pais, e ela tem que aguentar o resultado dos seus atos.
5. Elsa
Elsa é uma princesa de gelo que divide o castelo com sua irmã mais nova. Seu poder (que era secreto) é descoberto e todo o vale sofre as consequências. Para resolver o problema, ela vai buscar uma solução, assumindo todos os riscos.
6. Moana
Moana é uma jovem que nasceu e cresceu numa ilha. Em determinado momento, ela desafia as leis e regras do local, contrariando a própria família, e vai atrás de uma solução para a morte da natureza ao seu redor.
Comments