top of page
  • Foto do escritorFemme News

Doenças paralelas ao covid -19 em Congo

O país africano enfrenta não só o covid-19, como também epidemias de ebola e sarampo.


Por Luana Silva

Foto: OMS/Lindsay Mackenzie

A República Democrática do Congo anunciou na última terça (02) que enfrenta sua decima primeira epidemia de ebola na região noroeste do país, na cidade de Mbandaka. Também há um surto da doença em fase final na região leste, é a nona vez que o vírus surge no país. O mesmo vive uma epidemia de sarampo simultaneamente, além do covid-19, que até então matou mais de 80 pessoas.

Desde o ano de 2017, Congo sofreu 3 surtos de ebola, 2,2 mil pessoas morreram na última epidemia. A taxa de mortalidade da doença é de 90%, seus sintomas são febre hemorrágica, vômitos e diarreia, o contágio é feito através de contato com fluidos humanos ou de animais. A presença do vírus em animais da região é comum, o que dificulta a erradicação da doença.

O sarampo, um velho conhecido que já chegou a ser extinto, também é um problema para o país africano. Desde 2019 foram registadas 6.779 mortes e 369.520 infectados no país. A infecção se espalhou após uma queda de imunização em algumas comunidades, além de um sistema de saúde precário.

Mesmo com vacinas aprovadas, o combate ao ebola e sarampo é um desafio para as organizações de saúde, é grande a desconfiança da população, que muita das vezes acreditam em fakes News, as quais afirmam que o tratamento está matando as pessoas.

Além disso, o fato de muitas áreas serem comandadas por organizações criminosas dificultam ainda mais o acesso das organizações de saúde, centros de tratamentos já foram atacados diversas vezes e profissionais de saúde mortos. Toda essa conjuntura juntamente com a delicada situação sanitária, faz com que o país fique na constante luta contra epidemias.

bottom of page