Documento digital de veículos está disponível em todo o Brasil
- Femme News
- 2 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
A partir desta quarta-feira (1º) todos estados e o DF já aderiram ao sistema, afirma o Ministério da Infraestrutura. Entenda como fazer a impressão do documento e acessar off-line,a autenticidade do documento é garantida pelo QR Code
Por Karina Oliveira

A versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nos sites dos Detrans. A versão impressa continua sendo emitida normalmente. A digital é gratuita e opcional.
“Vai trazer muita facilidade ao cidadão brasileiro, permitindo que ele possa ter, na palma da mão, os documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico dos físicos. É uma medida que desburocratiza processos e reduz custos”, disse em nota o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
O app da Carteira Digital de Trânsito oferece a opção de você gerenciar seus documentos de habilitação e do veículo direto do seu celular. Além disso, traz informações valiosas: vencimento da sua CNH, aviso de recall para o seu veículo e outras comunicações essenciais. A validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento. O CRLV Digital pode ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet, por meio do app é gerado previamente um arquivo PDF com uma assinatura digital. A norma, no entanto, prevê que se sair do Brasil com o carro, o motorista tem que estar portando o documento impresso.
Todo o território nacional deve aderir ao sistema para disponibilização do CLRV digital até o dia 31 de julho de 2020, aponta resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com o Ministério da Infraestrutura, atualmente, mais de 4 milhões de brasileiros já aderiram à versão digital do documento do veículo e 7 milhões utilizam a carteira de habilitação eletrônica.
Comments