top of page
Foto do escritorBruna Ferreira

Dia Nacional do Cerrado, a ‘savana brasileira’

O segundo maior bioma da América do Sul, o cerrado está presente em 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal


Foto: Walter Handro/Flickr

O Cerrado é um bioma que conta com uma diversidade extensa, entretanto é uma das áreas que mais vem sofrendo com a perda de habitat natural. É comumente comparado à savana, por conta das árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos e raízes longas que por vezes acabam ficando expostas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente são quase 12 mil espécies de plantas e mais de 900 espécies de animais catalogadas.


A data, 11 de setembro, para a comemoração do dia deste bioma foi adotada em 2003 na intenção de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservação. A área que conta com a presença deste bioma ocupa aproximadamente 22% do território brasileiro e as nascentes das maiores bacias hidrográficas do Brasil estão localizadas no Cerrado.


Infelizmente, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do começo do ano até agosto já foram registrados mais de 21 mil focos de queimada no Cerrado. Apesar de ser comum a existência de queimadas naturais, ações humanas vem intensificando a destruição do bioma com queimadas criminosas, que afetam a fauna e a flora, além de prejudicar o turismo e o comércio.


As queimadas que acontecem por fatores naturais contribuem para a germinação das sementes, que precisam de ‘choque térmico’ segundo o mundo educação. O Cerrado é um bioma que conta com um alto poder de recuperação, após as queimas naturais é possível observar que em um período curto a natureza se recupera.


Já as queimadas provocadas por ações humanas, que são as que mais afetam o bioma, geram graves consequências, porque elas afetam grandes áreas e em uma intensidade muito maior que as naturais, além de não terem épocas específicas para acontecer. As perdas causadas por esse tipo de queimada são imensuráveis.


Comentários


bottom of page