top of page
Luana Ribeiro

Dia Mundial do Livro: 5 livros para entender a história do Brasil

Além de ajudar na atividade profissional, os livros podem fortalecer o repertório cultural.


Foto: Revista Exame

Nesta sexta-feira, 23, comemora-se o Dia Mundial do Livro. A data foi instituída em 1966 no território nacional pela lei 5.191. Pensando na importância da leitura para a vida profissional, o Femme News separou uma lista com 5 indicações de livros sobre a história do Brasil para você entender melhor a formação do território e ficar por dentro das mudanças sociais.

A prática da leitura é importante não só para adquirir conhecimento, como também para fortalecer o repertório acerca de histórias e vivências. São práticas muito importantes para o desenvolvimento intelectual e cognitivo, bem como para o desenvolvimento socioemocional.

O estudo Retratos da Leitura no Brasil mostra que o país perde 4,6 milhões de leitores em apenas quatro anos, um número que diminui de 2015 a 2019 e que preocupa os investigadores. Pensando em tantas mudanças sociais e políticas, confira a nossa lista de livros com grandes autores para compreender melhor a história brasileira desde sua formação.


Confira!


Casa-Grande & Senzala - Gilberto Freyre


O sociólogo Gilberto Freyre apresenta como a casa-grande e a senzala, da época da escravidão, ajudaram na formação sociocultural do Brasil. No livro, ele acaba com a ideia de que a miscigenação teria levado à uma raça inferior no Brasil.


1808 - Laurentino Gomes


O livro do jornalista Laurentino Gomes fala sobre a transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808. O livro conta à história de D. João VI, que sendo ameaçado pelas invasões de Napoleão Bonaparte, por não ter cumprido o Bloqueio Continental com a Inglaterra, foge para a sua maior colônia na época, o Brasil, para onde a Família Real transferiu a sede do governo Português


Os sertões - Euclides da Cunha


O livro do jornalista Euclides da Cunha pode ser considerado como um livro-reportagem. Cunha presenciou a Guerra de Canudos como repórter e a reconta de forma primorosa. O livro representa um marco da literatura e na história do Brasil, sendo, portanto, analisada por outras áreas do conhecimento, tal qual: Antropologia, Sociologia, Geografia e História.


Raízes do Brasil - Sérgio Buarque de Holanda


Publicado originalmente em 1936, o livro do historiador Sérgio Buarque de Holanda é um clássico da historiografia e da sociologia do país e aborda, sobretudo, o processo de formação da sociedade brasileira. Sérgio Buarque utiliza as teorias sociológicas do alemão Max Weber para compor seu estudo.


Brasil — A História Contada por Quem Viu, de Jorge Caldeira


A obra retrata a história vivida por personagens famosas e por pessoas anônimas. São testemunhas oculares fundamentais da vida brasileira. O livro traz 173 depoimentos que vão desde a chegada de Cabral até o final do século XX.

Comments


bottom of page