top of page
Foto do escritorBeatriz Costa

Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra o Idoso: Aumentam cerca de 58% no último ano

Campanha de conscientização deve influenciar denúncias



Foto: Freepik

Nesta terça-feira (15) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e durante a pandemia a data ganha ainda mais relevância. devido ao aumento das denúncias de crimes contra pessoas que são fragilizadas, sofrem negligência, abandono, abuso, violência física e psicológica.


Em 2018, o canal telefônico Disque 100 recebeu 37,4 mil denúncias de crimes contra idosos. Já em 2019, o serviço contabilizou 48,5 mil. Cerca de 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico eram de violência contra pessoas idosas.


No fim do ano passado, com o isolamento social devido a pandemia de covid-19, o número aumentou 53% passando para 77,18 mil denúncias comparado ao ano de 2019. E, no primeiro semestre deste ano, o Disque 100 já registrou mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso, no Brasil.


O Estado do Rio de Janeiro é o mais violento com idosos no país. São 76,4% de denúncias a cada 100 mil habitantes e 48% dos abusadores são os filhos e 6% os netos das próprias vítimas.


Instituído pela Lei 10.741/2003, o Estatuto do Idoso garante os direitos às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, mas é recorrente as notícias de quebra ou não do cumprimento de direitos básicos, como à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.


Segundo o Estatuto do Idoso, violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.



Comments


bottom of page