Se inicia hoje o julgamento sobre a possível reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado
O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para esta sexta-feira (4) o início do julgamento da ação que questiona a possibilidade de reeleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado, cargos atualmente ocupadas por Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Devido a pandemia, o julgamento será virtual. Os ministros devem inserir os votos diretamente no sistema eletrônico, caso não haja destaque, o julgamento terminará no dia 11 de dezembro.
O processo foi apresentado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em agosto. Presidido por Roberto Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro, o projeto defende o Artigo 57 da Constituição que diz que é "vedada a recondução para o mesmo cargo, na eleição imediatamente subsequente". Ou seja, de acordo com o texto, é ilegal que Maia e Alcolumbre sejam reeleitos no próximo pleito.
De acordo com o colunista especialista em política do G1 e da GloboNews, Gerson Camarotti, o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, almeja a reeleição. Enquanto isso, Rodrigo Maia, que está na presidência da Câmara, desde julho de 2016, já afirmou que não será candidato à um novo mandato.
Comentários