Desemprego dispara no Brasil
- Femme News
- 2 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), hoje existem 12,9 milhões de desempregados no Brasil
Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros lidam com a morte de um a familiar enquanto outra parcela da população sofre com a falta de renda ou de condições mínimas para sobreviver. Esse vírus afeta primeiramente a população mais vulnerável socialmente, de baixa renda, e que trabalha sem carteira assinada e que vive de bicos.
Segundo o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), hoje existem 12,9 milhões de desempregados no Brasil, com a taxa de 12,2%. Com o avanço da pandemia, o desemprego aumentou em todas regiões do Brasil que já vivenciava uma crise, especialistas temem que este desemprego dobre conforme for avançando a pandemia. A procura pelo seguro desemprego cresceu em todo território nacional.
"O desemprego vai explodir. Nessa estratégia de isolamento geral as empresas não vão ter dinheiro para pagar salário, consequentemente vão ter que demitir seus trabalhadores", afirma José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos.
Estimativas feitas ainda no início da crise, já previam que o desemprego causado pela pandemia poderia duplicar o número de desempregados no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, a previsão é que o desemprego chegue a 17,8% no ano.

Fontes: G1, Folha
Por Andrea Santos
Comments