A pandemia de covid-19 prejudica o controle da disseminação de outras doenças, de acordo com diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)
Por Carolina Gandra
Carissa F. Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), alertou ontem (11) em coletiva de imprensa que a dengue e a tuberculose tiveram um grande aumento durante a quarentena na América Latina. Segundo Etienne, essas são as doenças mais afetadas na pandemia de Covid-19, além de hepatite e HIV.
"Houve aumento de 139% nos casos de dengue na América Latina em comparação com o mesmo período em 2019". Em relação à tuberculose, a diretora da Opas afirma que "mais de 80% dos países da América Latina e do Caribe relatam desafios na administração do tratamento da tuberculose".
"O vírus não é a única ameaça à saúde das pessoas. A pandemia também está prejudicando a capacidade de controlar a transmissão de outras doenças infecciosas, muitas das quais temos lutado para eliminar há décadas", declarou Etienne.
De acordo com o boletim epidemiológico mais recente do ministério da Saúde, foram contabilizados 905.912 casos prováveis de dengue somente no Brasil. Nesse período, a região centro-oeste apresentou a maior quantidade de casos, seguida do sul, sudeste, nordeste e norte. Confira o gráfico:
Comments