top of page
Foto do escritorFemme News

Cães farejadores são treinados para identificar passageiros com covid

Aeroporto de Moscou já iniciou os treinamentos e os cães devem ser usados até ano que vem


Foto: Reprodução/Twitter/Aeroflot/G1

Em Moscou, na Rússia, o aeroporto internacional, Aeroflot, treina 15 filhotes de cães-farejadores da raça Shalaika para identificar passageiros com covid-19. Segundo Tatiana Golikova, a vice-primeira-ministra russa, a partir do ano que vem os cães já estarão preparados.


“Nossos principais institutos têm as amostras biológicas necessárias para a preparação dos animais e há uma equipe de voluntários para treinar os cães. Estamos na metade do caminho até agora”, afirmou Tatiana.


O treinamento dos Shalaikas consiste em sessões com 30 minutos de duração cada e 1 hora de descanso. Ao serem apresentados a um cheiro novo, devem latir ou abanar o rabo como uma forma de manifestação ao identificá-los.


Entretanto, o modo como os cães farejarão ainda não está definido. De acordo com a Gazeta Russa, o Vitáli Saveliev, presidente da Aeroflot, “no momento, estamos discutindo com nossos parceiros como vai funcionar. Pode ser pelas máscaras usadas por passageiros ou amostras de saliva pelas quais os cães identificarão as partes infectadas”.


Tudo isso começou na Alemanha, onde cientistas da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover fizeram testes com os cães que farejam por explosivos e drogas e eles foram treinados para identificar muco e saliva de pessoas infectadas.


Comentarios


bottom of page