top of page
Foto do escritorJessica Mesquita

Curta feito por brasileira sobre violência policial vence prêmio em festival na Grécia

A ideia do curta veio de casos como o de Marielle Franco, George Floyd e de João Alberto 


Curta-metragem “Mirmecofaga” de Yohana Lazarova. / Foto: Divulgação.

Curta-metragem feito pela búlgaro-brasileira Yohana Lazarova, o filme “Mirmecofaga”, venceu o prêmio de melhor curta-metragem do Festival grego de cinema jovem Camera Zizanio realizado em sua 20ª edição virtualmente no último sábado (5). 


A obra da cineasta de 20 anos, mistura animações em 3D com imagens de arquivos de manifestações, que aborda a violência policial enfrentada pelos manifestantes e sua resistência no Brasil. E conta que sua ideia veio do caso Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018, que completa nesta terça-feira (08), 1000 dias sem resolução do caso. “foi uma violência contra a mulher negra por parte de policiais, então era um combo que a gente queria denunciar”. diz Yohana.


Além também de relacionar seu curta com os casos recentes de George Floyd e de João Alberto assassinado em um supermercado da rede Carrefour. “Eu sinto que esse curta daqui a 10 anos ainda vai estar denunciando coisas atuais, eu fico muito triste. Mas fico feliz que a gente tenha feito isso agora e que seja um meio de demonstrar as coisas que ainda acontecem”, afirma a diretora.


A cineasta contou, ao Cultura Uol, que escolheu cenas reais de manifestações e conflitos entre policiais e manifestante, com a intenção de “mostrar que isso é real, não é uma ficção que a gente inventou pro curta, porque algumas vezes as pessoas sofrem e ninguém fica sabendo, ninguém vai atrás, todo mundo quer encobrir essa violência policial e essas opressões". 


Apesar do consequente reconhecimento que os festivais possam trazer para ela, a diretora disse que seu objetivo é “que as pessoas vejam e entendam que isso acontece, que isso possa alcançar um número grande de pessoas e que elas assistam e absorvam o que isso quer dizer e o que isso impacta politicamente no nosso país”.


Além da vitória no festival Camera Zizanio, o curta está concorrendo também na mesma categoria dos festivais Bang Awards de Portugal, Rassam International Short Film Festival do Irã e Múmia do Brasil.




Commentaires


bottom of page