As missas foram realizadas pelo cardeal dom Orani João Tempesta que também celebrou o Dia dos Pais. “Aos pais que nos assistem uma benção especial. Começamos juntos a Semana da Família, aos falecidos, que estejam em Deus”
Por Natasha Silveira
Neste domingo (9), foram realizadas duas missas aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia dos Pais e homenagear as famílias e os mais de 100 mil mortos pela Covid-19 no Brasil. A primeira missa ocorreu às 6h30 e foi transmitida pela TV Globo, a segunda às 11h e foi transmitida nos canais Rede Vida e Pai Eterno, também no youtube da CNBB e Cáritas Brasileira. As duas missas foram presididas pelo cardeal brasileiro dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
O arcebispo lamentou pelas vidas perdidas e ressaltou "é preciso rezar para cada uma das pessoas que se foram". Dom Orani também relembrou a responsabilidade que todos devem ter em razão da pandemia e disse "Embora tenhamos milhares de pessoas falecidas e milhões de pessoas contaminadas, nós rezamos especialmente para cada vida, sabendo que cada um tem uma história. Embora tenhamos chegado também no Brasil a 100 mil mortos e 3 milhões de contaminados, queremos estar realmente com essa esperança e com essa confiança de que cada um é importante. E que também cada um de nós tenha responsabilidade da ação e das atitudes em nosso país e no mundo".
No fim da celebração, fizeram o lançamento de um vídeo da campanha 'Para Cada Vida', que conta com um poema feito pelo cardeal, poeta e teólogo português José Tolentino Mendonça, com interpretação do ator Tony Ramos. O intuito do vídeo e da campanha é "tocar os corações dos brasileiros com palavras de esperança e solidariedade e, por meio delas, trazer luz aos dias que estão por vir", informou a arquidiocese.
No Caju, o Crematório e Cemitério da Penitência, também realizou uma missa de Dia dos Pais com a reunião dos familiares que perderam seus entes queridos para o novo coronavírus. A missa foi feita na capela histórica e foi distribuído cravos vermelhos às pessoas presentes, como símbolo do amor, respeito e paixão. Foi colocado um painel de flores de 4m com a palavra "Pai" escrita para que os filhos, em especial os que perderam seus pais para a doença, pudessem escrever suas mensagens.
No fim da noite de ontem (9), foi decretado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o luto oficial em memória das vítimas pela covid-19, as bandeiras da fachada do Palácio Tiradentes foram hasteadas a meio-mastro.
Comments