Crise causada pela Covid-19 deve levar à maior queda do padrão de vida no brasileiro desde 1940
- Femme News
- 3 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
O Brasil vai perdendo o que havia conquistado na década passada. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
Por: Andrea dos Santos

O Brasil tem um desafio na economia, uma crise seus impactos motivados devido ao novo coronavírus, a pandemia derrubou o principal pilar de sustentação da economia no país, o consumo das famílias, e milhões de brasileiros perdessem o emprego. Segundo o Estadão, a pandemia deve levar à maior queda do padrão de vida no Brasil desde a década de 1940, quando começa a série histórica.
Calculada a partir do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a retração esperada é de 6,7% este ano – e mais da metade dos brasileiros já constata que está em uma situação econômica pior do que antes da pandemia, o maior declínio já vivido tinha ocorrido em 1981.
O brasileiro vai perdendo o que havia conquistado na década passada. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de 2011 a 2020, o PIB per capita deve recuar 8,2% ante uma alta de 28% na década anterior, marcada pela eclosão de preços dos produtos básicos, como a soja e o petróleo.
O PIB por habitante deve cair quase o mesmo que a retração vista na crise de 2015 e 2016. O economista-sênior da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) falou “Antes da covid-19, o baixo crescimento entre 2017 e 2019 já fazia com que as pessoas achassem que a vida não tinha melhorado”.
Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta que o auxílio emergencial de R$ 600, pago a brasileiros de baixa renda, reduziu a extrema pobreza ao menor nível em 40 anos. Só que o efeito é temporário, já que o programa é de alto custo.
Commentaires