top of page

Crianças vítimas de bala perdida no Brasil

  • Marina Marques
  • 3 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Mais uma vez, uma criança é vítima de bala perdida no Rio de Janeiro. O enterro da pequena Ana Clara aconteceu hoje, às 14h


ree
Crédito: ONG Rio de Paz

Na última terça-feira (2), Ana Clara Gomes Machado, de apenas 5 anos, foi vítima de um tiroteio durante um confronto entre policiais militares e criminosos. A criança estava na porta de casa quando o projétil (bala) policial lhe atingiu, em Pendotiba, cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. O enterro de Ana Clara ocorreu nesta quarta-feira (3), às 14h, no Cemitério de São Francisco.


A mãe da menina relata que estava no quintal com os dois filhos, e após ouvir a troca de tiros decidiu colocá-los para dentro de casa. Levou primeiramente o mais novo, de dois anos para o quarto e quando voltou, Ana Clara já estava no chão, desacordada.


Um dos policiais militares que cumpria missão neste dia foi preso em flagrante pelo caso, e responderá por homicídio doloso - crime com intenção. A PM abriu uma investigação para apurar a conduta dos militares durante a operação.


O caso gerou revolta entre os moradores e terminou em protesto, com pedidos de justiça pela morte da criança. A Estrada Francisco da Cruz Nunes foi fechada durante a tarde de terça-feira (2), e militares do 12° Batalhão de Niterói foram acionados.


Casos durante a pandemia


Mesmo com a pandemia do vírus da Covid19 e o isolamento social durante boa parte do ano de 2020, a violência segue fazendo crianças e adolescentes vítimas de bala perdida por conta de confronto policial com criminosos. No Estado do Rio de Janeiro, resultados da plataforma Fogo Cruzado, mostra que no último ano houveram 22 crianças e 40 adolescentes vítimas de tiroteio.


ree
Créditos: G1

Muitos casos ocorrem com crianças na porta de casa, enquanto estão brincando, mesmo com a presença de seus responsáveis. Segundo o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no mês de outubro de 2020, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve quase 5 mil mortes violentas de crianças e adolescentes em 2019.

Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page