Coreia do Norte explode escritório de relações usado como negociação com a Coreia do Sul
- Femme News
- 16 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Prédio foi construído em 2018 como parte de diversos projetos que visavam um acordo de paz entre as Coreias.
Por Carolina Gandra

A Coreia do Norte explodiu, nesta terça-feira (13), um escritório de ligação com a Coreia do Sul. O ministério de Unificação, o qual zela pelas relações entre as Coreias, anunciou que a explosão do prédio na cidade de Kaesong ocorreu às 14h49 no horário local (2h49 no horário de Brasília).
O país norte-coreano declarou que a decisão de destruir o escritório foi uma forma de vingança, após desertores do país usarem balões para enviar folhetos contra o governo norte-coreano à área civil. É contra lei para os civis norte-coreanos consumir informações que não são aprovadas pelo governo.
A Coreia do Norte afirmou que os folhetos violaram o acordo que Kim Jong Un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, fizeram em 2018, quando os dois presidentes concordaram em acabar com "todos os atos hostis e eliminar seus meios, incluindo a transmissão por alto-falantes e a distribuição de folhetos" ao longo da fronteira..

As autoridades sul-coreanas estão investigando os desertores que enviaram os panfletos. No entanto, uma tentativa de puní-los pode ser vista com críticas na Coreia do Sul, onde existe uma democracia liberal que valoriza a liberdade de expressão.
O escritório foi inaugurado em 2018 como parte de diversos projetos que visavam um acordo de paz entre as Coreias. O prédio de quatro andares, o qual foi construído com dinheiro sul-coreano em território norte-coreano, foi a primeira estrutura deste tipo desde a divisão das duas Coreias em 1945. A iniciativa é considerada um símbolo da política de envolvimento do presidente sul-coreano, Moon Jae-in.
Fonte: CNN
Comments