O relógio do clima em Nova York está com contagem regressiva até o dia do supremo aquecimento global
O relógio digital Metronome, localizado na ilha de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos, na fachada de um arranha-céu em frente a Union Square, sempre mostrou dados das horas, minutos e segundos dos dias. Porém, a partir do dia 19 de setembro, às 15h20, ele passou a exibir uma contagem regressiva para o dia do colapso mundial, onde a Terra atingirá um nível irreversível no aquecimento global.
O objetivo do projeto, criado por Gan Golan e Andrew Boyd, é para a conscientização sobre a necessidade de redução da emissão de gases do efeito estufa. O cálculo para o dia foi feito através de dados do Instituto de Pesquisa Mercator, sobre Bens Globais Comuns e Mudança Climática, em Berlim – Alemanha. No dia 19, a contagem era de 7 anos, 103 dias, 15 horas, 40 minutos e 15 segundos. Hoje já estamos mais de 15 dias mais próximos dessa possível catástrofe.
O projeto do relógio já existia em formato de relógio portátil e foi criado para a Semana do Clima, que acontece do dia 21 ao dia 27 de setembro. Além dos dias, a criação contém a frase “A Terra tem um prazo.” Os cientistas criadores esperam que a mensagem seja entendida e que os líderes mundiais comecem, o quanto antes, rever atitudes em prol de um mundo mais sustentável.
Comments