top of page
Foto do escritorFemme News

Considerado o homem mais velho do mundo pelos sul-africanos, Fredie Blom morre aos 116 anos

A informação foi anunciada por sua família, que disse que a causa da morte não teve a ver com o novo coronavírus


Por Nathasha Silveira


Foto: Rodger Bosch/AFP

Uma das pessoas mais velhas do mundo morreu nesta sábado (22) na África do sul. O anúncio foi feito pela família de Fredie Blom, um homem de 116 anos, sua morte foi por causas naturais no hospital da Cidade do Cabo. Fredie nasceu no dia 8 de maio de 1904 e foi um sobrevivente da gripe espanhola em 1918.


O porta-voz da família, Andre Naidoo, informou ao G1 que Fredie aparentava estar bem algumas semanas atrás, "Há duas semanas estava ainda cortando madeira. Era um homem forte, cheio de orgulho"


Pelo livro Guinness dos recordes, a posição de homem mais velho do mundo seria de Bob Weighton, de 112 anos, porém os sul-africanos diziam que Blom era o mais velho "não oficial", pois não possuíam a data exata em que ele nasceu. O britânico Weighton faleceu vítima de um câncer.


Fredie nasceu em Adelaide, província de Eastern Cape, e foi agricultor durante boa parte da sua vida na Cidade do Cabo, com a chegada da velhice gostava de trabalhar apenas em seu próprio jardim ou assistir televisão. Enfrentou a gripe espanhola, para quem perdeu sua irmã há 100 anos atrás, e estava enfrentando a atual pandemia do coronavírus fazendo o isolamento social em sua residência. Em entrevista à AFP, Blom declarou: "Vivi tanto tempo pela graça de Deus. Ele é rei, é quem nos dá tudo".


Decidido a não ir mais ao médico, Blom passou a tomar somente duas aspirinas por dia por estar "cansado de ser perfurado" no hospital, como dito por sua esposa Jeanette, de 86 anos. Seu único vício era o cigarro e costumava reclamar da proibição da venda de tabaco, que foi estabelecida pelo presidente Cyril Ramaphosa, dizendo que este "não sabia o que estava fazendo". E acrescentava à sua reclamação que gostaria de receber tabaco como presente em seu aniversário.


Comments


bottom of page